StartSe AI Festival | Evento acontece nos dias 15 e 16 de outubro em São Paulo
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti | •

A primeira edição do StartSe AI Festival será realizada em São Paulo, nos dias 15 e 16 de outubro, e terá como foco o aprendizado e as aplicações práticas dos recursos oferecidos pela inteligência artificial (IA).
- IA deve focar em qualidade de vida, não apenas na economia, diz ministro dos EAU
- Uso de IA em indústrias brasileiras cresce 163% em dois anos, aponta IBGE
- 10 profissões que a inteligência artificial pode substituir nos próximos anos
O evento é organizado pela StartSe, escola internacional de negócios referência em inteligência artificial, e acontece no Centro de Eventos Pro Magno, das 9h às 18h.
O espaço do evento contará com uma plenária principal no Palco Ultra — com capacidade para milhares de pessoas — feira de negócios com demonstrações, mais de 40 workshops simultâneos e mentorias exclusivas com especialistas em uma Sala Platinum.
Mais de seis mil pessoas participarão do festival, que, de acordo com Júnior Bornelli — CEO da StartSe, vai mudar a forma como os negócios relacionados à IA são enxergados no Brasil.
“O AI Festival será muito mais do que um evento. Além dos conteúdos no palco principal, teremos mais de 30 oficinas práticas simultâneas, ministradas por executivos das maiores empresas de IA do mundo, de Manus, passando por ElevenLabs, Qualcomm, Oracle, Google... será um divisor de águas na maneira como os líderes de negócios do Brasil enxergam essa tecnologia”, ressalta Bornelli.
Programação com representantes de grandes empresas
O primeiro dia do evento, chamado Launch Land, será dedicado à apresentação de ideias que geram debates, além de tendências e inovações relacionadas à IA com potencial de transformação.
O segundo dia será voltado às aplicações reais da IA no cotidiano, com foco em resultados, ética e estudos de caso de empresas de diferentes setores.
Alguns painéis de destaque no Palco Ultra incluem:
- A Trajetória da WideLabs como IA Soberana no Brasil: Aplicações Geradas e Como a WideLabs se Tornou uma Fábrica de IA, com Beatriz Ferrareto, sócia e diretora de desenvolvimento de negócios na WideLabs;
- IA Criativa: O Fim do Conteúdo como Conhecemos, com Leo Candido, gerente de transformação AI-First na Artefact;
- O Futuro da Inteligência Artificial por Voz no Brasil, com Brunno Santos, estrategista de Go-to-Market (GTM) na ElevenLabs;
- How We Build Manus — Principles Behind Manus, com Fangzhou Chen, especialista em Negócios & Estratégia na Manus Al;
- Criatividade Avançada com Google AI, com Ted Gola, líder de Produto Criativo de Performance na Google;
- Do Algoritmo à Entrega na Sua Casa: O Papel da IA no iFood, com Thiago Viana, diretor de Inovação e Parcerias no iFood.
De acordo com Júnior Bornelli, os painéis refletem o foco da StartSe em mapear tendências tecnológicas e entender suas aplicações reais.
“Esse é o propósito de todos os nossos eventos: reunir os maiores nomes do mercado para capacitar e preparar líderes para o que vem a seguir”, pontuou o CEO.
Leia mais:
- IA entrou na rotina do trabalho para garantir produtividade, diz Altman
- iFood lança agente de IA que permite fazer pedidos pelo WhatsApp; veja como usar
- Maravalley | Brasil terá a 1ª cidade da América Latina com o selo NVIDIA AI City
VÍDEO | 3 USOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIA A DIA