SpaceX compra espectro por US$ 17 bi para expandir 5G da Starlink
Por Emanuele Almeida |

A SpaceX, de Elon Musk, vai adquirir licenças de espectro sem fio para a Starlink. Segundo a Reuters, o valor da negociação é de cerca de US$ 17 bilhões e foi fechado com a EchoStar, em um movimento para expandir o negócio de conectividade 5G da empresa.
- VÍDEO | Mas, já? SpaceX faz testes do propulsor antes do 11º voo do Starship
- Após sucesso do Voo 10 do Starship, SpaceX prepara um megafoguete ainda maior
O acordo permitirá que a SpaceX inicie a construção e implantação de satélites atualizados e conectados por laser. De acordo com a companhia, a iniciativa deve ampliar a capacidade da rede celular em mais de 100 vezes.
Além disso, assinantes da Boost Mobile, operadora pertencente à EchoStar, terão acesso ao serviço de conexão direta para celulares oferecido pela empresa de Musk.
Desde 2020, a SpaceX já lançou mais de 8 mil satélites da Starlink, criando uma rede em órbita baixa da Terra que hoje atende militares, empresas de transporte e consumidores em áreas rurais.
Ações da EchoStar disparam
O anúncio da venda impulsionou as ações da EchoStar, que chegaram a subir 19% no início do pregão do mercado americano na segunda-feira (8). Às 11h27, os papéis registravam alta de 2,38%.
Leia mais:
- Tartarugas e nudistas terão que se mudar... SpaceX quer lançamentos na Flórida
- Anatomia do Starship | Saiba como é o foguete gigante da SpaceX que vai a Marte
- Elon Musk promete assumir mais riscos após sexta falha do foguete Starship
VÍDEO: O QUE É STARLINK?
Fonte: Reuters