Smartlet: conheça o mobiliário sustentável e digital para cidades inteligentes
Por Anaisa Catucci | •

O debate sobre o futuro das "cidades inteligentes" aponta a sustentabilidade como um pilar tão essencial quanto a conectividade digital. Inserida neste contexto, a Videoporto, empresa pernambucana de mídia digital out of home (DOOH), lançou o Smartlet, um mobiliário urbano que busca conciliar tecnologia e responsabilidade ambiental.
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O projeto, que nasceu no Recife (PE) e está presente também em Maceió (AL), vai além de um simples painel. Ele é concebido como um ponto de encontro tecnológico e ecológico, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com 20m², área equivalente a duas vagas de estacionamento, o equipamento opera integralmente com energia solar, eliminando a emissão de carbono na operação. Equipado com sensores e controladores inteligentes (IoT), que monitoram e exibem dados sobre a qualidade do ar, temperatura e níveis de chuva no local.
A construção é feita com materiais recicláveis, como madeira plástica no revestimento. Além disso, funciona como um centro de serviços gratuitos, oferecendo Wi-Fi de alta velocidade, diversos pontos para carregar celulares e notebooks (com e sem fio), e rampa de acessibilidade.
A relevância do projeto motivou a mesa de debates "Comunicação Sustentável e as Smart Cities: Desafios e Oportunidades" no Rec’n’Play 2025, um dos maiores eventos de inovação do Brasil realizado no bairro do Recife Antigo, que ocorreu em outubro.
O debate, realizado durante um percurso feito de catamarã, como uma "mesa flutuante" sobre o Rio Capibaribe, foi acompanhado pelo Canaltech, e reuniu especialistas para discutir a função social da mídia e a urgência da pauta ambiental no contexto urbano.
Entre as discussões, estava como o DOOH pode contribuir para um modelo mais democrático e responsável de ocupação urbana, a importância do conteúdo de utilidade pública nas telas digitais e como a publicidade deve buscar novas propostas comerciais focadas em mídias que usam a tecnologia para agregar serviço e inclusão.
Lelê Carvalho, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE), destacou que o Smartlet e outras iniciativas similares são "uma oportunidade para conhecer ambientes de inclusão digital" e que a publicidade é um "caminho para levar informações de utilidade pública para as pessoas".
O consultor em geografia e professor da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) Sérgio Rizo incentivou a reflexão sobre o impacto da tecnologia no cenário urbano, enquanto Rafael Marroquim, consultor em comunicação, apresentou exemplos de inovações globais para reforçar como as inovações devem agregar comunicação ao serviço.
"Acreditamos em uma mídia digital que conversa com a cidade, com a cultura e com as pessoas. O Smartlet é um símbolo de uma nova forma do cidadão se relacionar com os espaços urbanos. Representa a evolução da mídia urbana, unindo inovação digital, sustentabilidade e serviços públicos em um único ponto. Nosso objetivo é promover ambientes inteligentes, conectados e responsáveis, alinhando nossa atuação às agendas ESG e ao desenvolvimento das cidades brasileiras”, acrescentou Fernando Carvalho, sócio-diretor da Videoporto e co-criador do Smartlet.
Reconhecido pelo Prêmio Central de Outdoor, por dois anos seguidos, o projeto consolida o Nordeste como um polo de desenvolvimento de tecnologias limpas e uma ferramenta de utilidade pública.
Para expandir este modelo nacionalmente, a empresa utiliza o Naming Rights como modelo de negócios. A desenvolvedora também busca parceiros com alinhamento à agenda ESG para financiar sua replicação em outras localidades.
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