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Smartlet: conheça o mobiliário sustentável e digital para cidades inteligentes

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Diego Nigro
Diego Nigro

O debate sobre o futuro das "cidades inteligentes" aponta a sustentabilidade como um pilar tão essencial quanto a conectividade digital. Inserida neste contexto, a Videoporto, empresa pernambucana de mídia digital out of home (DOOH), lançou o Smartlet, um mobiliário urbano que busca conciliar tecnologia e responsabilidade ambiental. 

O mobiliário urbano nascido no Recife e já presente também em Maceió, vai além de um simples painel. Ele é concebido como um ponto de encontro tecnológico e ecológico, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Com 20m², área equivalente a duas vagas de estacionamento, o equipamento opera integralmente com energia solar, eliminando a emissão de carbono na operação. Equipado com sensores e controladores inteligentes (IoT) que monitoram e exibem dados sobre a qualidade do ar, temperatura e níveis de chuva no local. 

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A construção é feita com materiais recicláveis, como madeira plástica no revestimento. Além disso, funciona como um centro de serviços gratuitos, oferecendo Wi-Fi de alta velocidade, diversos pontos para carregar celulares e notebooks (com e sem fio), e rampa de acessibilidade.

A relevância do projeto motivou a mesa de debates "Comunicação Sustentável e as Smart Cities: Desafios e Oportunidades" no Rec’n’Play 2025, um dos maiores eventos de inovação do Brasil realizado no bairro do Recife Antigo, que ocorreu em outubro. 

O debate, realizado durante um percurso feito de catamarã, como uma "mesa flutuante" sobre o Rio Capibaribe, foi acompanhado pelo Canaltech, e reuniu especialistas para discutir a função social da mídia e a urgência da pauta ambiental no contexto urbano.

Entre as discussões centrais do painel, estava como o DOOH pode contribuir para um modelo mais democrático e responsável de ocupação urbana, a importância do conteúdo de utilidade pública nas telas digitais e como a publicidade deve buscar novas propostas comerciais focadas em mídias mais inteligentes, usando a tecnologia para agregar serviço e inclusão. 

Lelê Carvalho, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE), destacou que o Smartlet e iniciativas similares são "uma oportunidade para conhecer ambientes de inclusão digital" e que a publicidade é um "caminho para levar informações de utilidade pública para as pessoas". 

O consultor em geografia e professor da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) Sérgio Rizo incentivou a reflexão sobre o impacto da tecnologia no cenário urbano, enquanto Rafael Marroquim, consultor em comunicação, apresentou exemplos de inovações globais para reforçar que a tecnologia deve agregar comunicação ao serviço.

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"Acreditamos em uma mídia digital que conversa com a cidade, com a cultura e com as pessoas. O Smartlet é um símbolo de uma nova forma do cidadão se relacionar com os espaços urbanos. Representa a evolução da mídia urbana, unindo inovação digital, sustentabilidade e serviços públicos em um único ponto. Nosso objetivo é promover ambientes inteligentes, conectados e responsáveis, alinhando nossa atuação às agendas ESG e ao desenvolvimento das cidades brasileiras”, acrescentou Fernando Carvalho, sócio-diretor da Videoporto e co-criador do Smartlet.

Reconhecido pelo Prêmio Central de Outdoor, por dois anos seguidos, o projeto consolida o Nordeste como um polo de desenvolvimento de tecnologias limpas e uma ferramenta de utilidade pública.

Para expandir este modelo nacionalmente, a empresa utiliza o Naming Rights como modelo de negócios. A desenvolvedora também busca parceiros com alinhamento à agenda ESG para financiar sua replicação em outras localidades.

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