Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Slack abre queixa contra Microsoft na União Europeia por competição desleal

Por| 22 de Julho de 2020 às 13h15

Link copiado!

Slack abre queixa contra Microsoft na União Europeia por competição desleal
Slack abre queixa contra Microsoft na União Europeia por competição desleal
Tudo sobre Slack

O Slack anunciou nesta quarta-feira (22) que entrou com uma queixa contra a Microsoft junto à União Europeia (UE) por práticas anticompetitivas. Em comunicado, a companhia afirma: "A denúncia detalha a prática ilegal e anticompetitiva da Microsoft de abusar de seu domínio de mercado para extinguir a concorrência, violando o direito da concorrência na União Europeia". Além disso, os executivos da plataforma de mensagens alegam que a Microsoft "vinculou ilegalmente" sua ferramenta de comunicação, o Microsoft Teams, ao Office, "forçando milhões de usuários a instalar o programa, bloqueando sua remoção e ocultando o verdadeiro custo para os clientes corporativos".

Em declaração ao site The Verge, David Schellhase, consultor geral da Slack, afirmou que "a Microsoft está voltando ao comportamento passado". Segundo o executivo, "eles criaram um produto fraco e imitador [o Microsoft Teams], vinculando-o ao produto dominante [no caso, o Office], forçando a instalação e o bloqueio de sua remoção, uma cópia oculta de seu comportamento ilegal durante as 'guerras dos navegadores".

O Slack está pedindo à Comissão Europeia que tome medidas rápidas para garantir que a Microsoft não possa continuar a alavancar ilegalmente seu poder de um mercado para outro, agrupando ou vinculando produtos. Na queixa apresentado à UE, a empresa alegou persistentemente que o Microsoft Teams não é um verdadeiro concorrente, principalmente porque está mais focado em videochamadas e reuniões. Claramente isso não é verdade, já que o sistema de mensagens do Teams é amplamente usado. E sim, as duas empresas estão envolvidas em uma batalha pelo futuro das comunicações corporativas há meses. E isso inclui outros players, como Zoom, Google, Cisco, Avaya, entre outros.

Continua após a publicidade

Microsoft se defende

Em sua defesa junto à UE a Microsoft também bateu forte, A empresa alegou que o Slack não tem “amplitude e profundidade” para reinventar o trabalho. Além disso, ainda que indiretamente a criadora do Windows sugeriu que o Slack anda meio paranoico. Isso porque a eles afirmaram que o CEO da companhia, Stewart Butterfield, já havia dito anteriormente que a Microsoft está “ doentiamente preocupada em nos matar ”.

A competição entre as duas empresas começou há quase quatro anos, quando o Slack pagou por um anúncio de jornal de página inteira para "acolher" o Microsoft Teams como concorrente. A Microsoft ultrapassou o número de usuários do Slack há um ano e obteve um crescimento considerável recentemente, graças à demanda relacionada a pandemia da COVID-19 - assim como aconteceu com outros players do setor. A Microsoft revelou que tinha 75 milhões de usuários ativos diários do Microsoft Teams em abril deste ano, e a empresa pode atualizar esse número para cima durante o anúncio de seus resultados financeiros, que acontece ainda nesta quarta-feira.

Continua após a publicidade

Em outubro do ano passado, o Slack revelou que possuía 12 milhões de usuários ativos diários. No entanto, a empresa não atualiza esse número publicamente desde então. Assim como aconteceu com seus pares, o Slack teve crescimento recorde no número de usuários em março, quando mais empresas voltaram-se para o home office

Fonte: The Verge