Publicidade

Setor mais cobiçado pelos consumidores surpreende na Black Friday 2025

Por  | 

Compartilhe:
Mohamed Hassan/Pixabay
Mohamed Hassan/Pixabay

A Black Friday acontece oficialmente em 28 de novembro e o mercado se aquece com um surpreendente comportamento do público. Uma nova pesquisa de expectativa de consumo nas redes sociais revelou que, diferentemente do que muitos esperam, não são os gadgets que lideram a lista de desejos, e sim os produtos de moda e vestuário.

O levantamento, realizado entre 1º de outubro e 3 de novembro em parceria pela Polis Consulting e a FGV/EAESP (Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo), analisou mais de 124 mil menções ao tema, mapeando as intenções de compra dos brasileiros.

O segmento de moda e vestuário concentrou a maior fatia do interesse, com 28% do volume total de menções. Segundo Lilian Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP, o resultado está alinhado com o histórico do varejo nacional, onde o vestuário já representa uma proporção significativa do consumo no último bimestre.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O estudo também indicou um consumo diversificado, que transcende os produtos físicos e inclui serviços. As demais categorias de interesse mencionadas foram:

  • Beleza (perfumes e cosméticos): 19%
  • Livros: 17%
  • Viagens: 15%

A inclusão da categoria "Viagens" é vista como um indicativo importante da evolução do consumo na economia digital, mostrando que os serviços e experiências também ganham relevância no período de promoções.

Tecnologia em segundo com fiscalização rigorosa

Apesar de ser o principal foco em muitos anos, a categoria de Celulares e Smartphones aparece em um sólido segundo lugar, com 22% do interesse. A especialista em marketing da FGV explica que a relevância da tecnologia durante a Black Friday se deve aos descontos mais atraentes nessa categoria de alto preço. Além disso, ela observa uma tendência de monitoramento intensificado por parte dos consumidores tech:

"No caso dos produtos tecnológicos, especialmente smartphones, os consumidores já sabem do padrão de altos preços dessa categoria e monitoram frequentemente as promoções, o que diminui a chance de serem enganados agora. E as grandes marcas, sabendo dos efeitos negativos [...] evitam essa prática [do 'metade do dobro']", afirma Lilian Carvalho.

O levantamento, que gerou 182 milhões de impressões, serve como um guia crucial para que varejistas e plataformas de e-commerce ajustem suas estratégias de marketing digital para a reta final do maior evento de promoções do ano.

Leia mais:

Continua após a publicidade