RD Summit 2025: Cofundador e CTO da RD Station detalha foco em IA
Por Redação |

A inteligência artificial (IA) é o ponto central da evolução do mundo dos negócios e do marketing, e avança em ritmo “absurdo”. É o que afirma Bruno Ghisi, cofundador e CTO da RD Station, unidade de negócio da TOTVS, em entrevista ao Canaltech.
O executivo explica que o impacto da IA é tão significativo que está remodelando a forma como as empresas entregam valor.
O tema foi destaque da 11ª edição do RD Summit, maior evento de marketing e vendas da América Latina que aconteceu em São Paulo (SP) entre os dias 5 e 7 de novembro.
IA e a nova era do marketing
Para Ghisi, a IA exige hoje uma reconstrução completa na jornada do cliente para otimizar a eficiência.
Essa transformação se estende no Search Engine Optimization (SEO) tradicional, que agora precisa considerar como as informações são ranqueadas não só nos mecanismos de busca, mas também nos modelos de linguagem.
“O desafio que a gente tem é: você não está mais se preocupando em SEO, em ranquear, você está se preocupando em ranquear quando o usuário faz um prompt [em um modelo de linguagem]”, explica Ghisi.
De acordo com o cofundador da RD Station, adquirida pela da TOTVS em 2021, a empresa tem uma cultura de experimentação e inovação descentralizada para acompanhar a velocidade das mudanças ocasionadas pela IA.
“A gente tem uma cultura muito forte para experimentar, testar... A inovação não é um departamento de inovação. A inovação acontece na unidade de time”.
Bruno reforça que a IA é fundamental para o futuro do marketing, e acredita muito no poder da personalização. “Entregar o que o cliente quer, no formato que ele quer e na frequência com a qual ele quer”.
Por fim, o executivo acredita que a IA deve substituir algumas tarefas de rotina no marketing, mas acredita na coexistência entre humanos e tecnologia.
“Toda essa parte de tarefa repetitiva ela vai ser extinta, com IA, com automação... Não acredito que a IA vai substituir tudo. Eu acho que a gente vai ter que aprender a trabalhar, humanos e IA, para entregar mais valor”, finaliza.
O foco do RD Summit 2025
A IA foi um dos temas centrais da edição de 2025 do RD Summit. Criado em 2013, o evento não engloba mais só marketing, mas também vendas, relacionamento, conversacional, e-commerce, e todas as áreas das quais a tecnologia tem transformado.
O evento contou com mais de 300 palestrantes nacionais e internacionais, e a programação foi pensada com foco em soluções aplicáveis e insights “não óbvios” para o público.
Entre os destaques de IA, estiveram Neil Redding, referência em tecnologias emergentes, Martha Gabriel, autora best-seller e futurista sobre IA, e Ricardo Cappra, especialista em cultura analítica e IA.
E a tecnologia está integrada também na operação do RD Summit. Os participantes puderam montar sua própria agenda personalizada usando uma ferramenta de IA, a “Agenda Perfeita”, criada especialmente para o evento.
Ouça também o Podcast Canaltech com Bruno Ghisi: