Quando é a 2ª prova do Enem e por que alguns candidatos fazem em outras datas?
Por Claudio Yuge |

Com a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) concluída ontem (09), a atenção de milhões de estudantes agora se volta para o segundo dia de provas. A maioria esmagadora dos candidatos de todo o Brasil tem compromisso marcado para o próximo domingo, 16 de novembro. No segundo e decisivo dia, os participantes enfrentarão questões de duas áreas cruciais para a formação acadêmica.
- Piores empregos do mundo: quais as carreiras menos satisfatórias em 2025
- Vagas de cursos e empregos em tecnologia: oportunidades no Itaú, DIO e outros
Os candidatos terão pela frente as provas de Matemática, Química, Física e Biologia. O tempo total de prova será ligeiramente menor que o primeiro dia, já que não há a etapa de Redação. Os portões, seguindo o padrão, abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h (horário de Brasília) - e, claro, se você estiver participando, não seja aquela pessoa que vai aparecer no noticiário sendo barrado chorando pelo atraso.
Esse é o cronograma nacional, contudo, alguns grupos de candidatos farão o Enem 2025 em datas distintas, por motivos excepcionais previstos em edital ou por questões logísticas e humanitárias.
Por que grupos fazem em datas diferentes?
Devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém, as provas foram remarcadas para os inscritos na própria capital do Pará e cidades próximas, Ananindeua e Marituba. Nestes municípios, o exame já foi aplicado em suas duas etapas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Dois grupos farão as provas no domingo (16) e na próxima segunda-feira (17):
- Reaplicação: destinada aos candidatos que foram prejudicados no dia oficial por problemas logísticos (como falta de energia ou interdição de vias) ou por doenças infectocontagiosas (como prevê o edital). O Inep, inclusive, chegou a suspender o exame em um município do Paraná afetado por desastre natural, remarcando a aplicação;
- Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade): esta versão do exame, com as mesmas características do regular, é aplicada para jovens e adultos sob medida socioeducativa ou privados de liberdade.
As respostas das provas costumam estar disponíveis de forma extraoficial algumas horas após a saída dos primeiros candidatos, e oficialmente no dia seguinte. Os resultados serão publicados em 16 de janeiro de 2026.
Leia mais: