Ookla lança certificado de qualidade para redes Wi-Fi em estabelecimentos
Por Claudio Yuge |

A Ookla, empresa responsável pelo Speedtest, anunciou nesta segunda-feira (15) o lançamento do Speedtest Certified, um certificado de qualidade para redes Wi-Fi. O objetivo é atestar, de forma independente, a performance da conexão em locais como hotéis, aeroportos, estádios e escritórios corporativos, onde a estabilidade da internet pode ser um diferencial competitivo.
- 99Food dobra o investimento e aportará R$ 2 bilhões no Brasil até 2026
- MPF investiga se apps de relacionamento LGBTI+ têm medidas eficazes de segurança
O processo de auditoria é realizado presencialmente por técnicos da própria Ookla ou parceiros autorizados. Durante a análise, são medidas métricas como qualidade e configuração do sinal, segurança da rede, velocidade de download e upload, latência e jitter e desempenho do backhaul.
Ao final, a rede recebe uma nota de 0 a 100. Apenas estabelecimentos com avaliação a partir de 75 pontos conquistam o certificado, válido por um ano — sendo necessário renová-lo após esse período.
Os proprietários das redes ainda ganham acesso a um painel exclusivo, que reúne os resultados detalhados das medições feitas durante a auditoria. O serviço é pago pelo dono do estabelecimento.
Segundo a Ookla, não há conflito de interesses porque a empresa tem reputação consolidada na análise da qualidade de redes móveis e deseja manter sua credibilidade também no segmento Wi-Fi.
O Speedtest Certified para redes Wi-Fi já está disponível globalmente. A empresa também revelou planos de lançar, futuramente, um certificado para a qualidade do sinal de redes móveis em estabelecimentos.
Leia mais: