O que é Mobilegeddon?

Por Douglas Ciriaco

Mobilegeddon é como vem sendo chamada a atualização dos algorítimos de busca do Google em pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Com a alteração, sites que não possuem uma versão amigável aos mobiles terão seu ranqueamento prejudicado no maior buscador da web neste tipo de pesquisa.

A mudança foi anunciada pela companhia de Mountain View em fevereiro deste ano e passou a valer a partir do dia 21 de abril de 2015. Se por um lado a novidade vai prejudicar quem ainda não se adaptou ao mundo portátil, por outro, vai privilegiar quem fez a lição de casa e possui uma versão específica para quem acessa sua página utilizando tablet ou smartphone.

Guia da amigabilidade

O “Mobilegeddon” parece algo tenebroso, mas tem boas motivações. Atualmente, 60% das pesquisas feitas no Google são realizadas a partir de ambientes móveis, o que justifica a alteração. Assim, a ideia do mecanismo de busca mais famoso do mundo é privilegiar uma melhor experiência do usuário que acessa a web a partir de um dispositivo portátil.

Google Mobile

Agora, pense também nas pessoas que você conhece e que acessam a internet. É bem provável que a maioria delas faça isso também a partir de um tablet ou smartphone, ou seja, é importante que as empresas que estão na web também levem isso em conta na hora de desenvolver seus sites.

Para facilitar a vida de desenvolvedores de todo o mundo, o Google oferece um “guia de amigabilidade”, ou seja, uma série de dicas por meio das quais os programadores web poderão criar ferramentas amigáveis ao sistema de busca. Além disso, há uma ferramenta da empresa para testar o quão amigável ao mobile é um site — este sistema oferece ainda um relatório com possíveis erros e dicas sobre como resolver o problema.