Microsoft Edge continua perdendo espaço no mercado de navegadores

Por Redação | 15 de Dezembro de 2015 às 11h54
Tudo sobre

Microsoft

O sucesso do Windows 10 não está sendo suficiente para o Microsoft Edge, novo navegador da empresa norte-americana de softwares. Desde seu lançamento em julho deste ano, o Edge está registrando uma constante queda no número de usuários. De acordo com dados de três fontes diferentes, a queda nos números é global e ilustra a mesma tendência: a de que o navegador não agradou tanto quanto deveria.

Vale ressaltar que o Microsoft Edge é executado apenas em computadores que utilizam o Windows 10, visto que a Microsoft não lançou seu browser para outros sistemas operacionais, o que não é o caso dos concorrentes Google Chrome, Safari e Mozilla Firefox.

A Net Applications, que verifica a fatia global de usuários ao levar em conta os visitantes únicos dos sites de seus clientes, registrou uma participação de 39% do Edge em computadores com Windows 10. Este número foi caindo nos últimos meses, chegando a apenas 31,2% em novembro. Enquanto isso, a pesquisa da StatCounter mostra que em agosto apenas 15,2% dos usuários do Windows 10 utilizavam o Microsoft Edge. Em outubro, este número caiu para 13,3% e em novembro atingiu a marca de 12,9%

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Digital Analytics Program (DAP), que coleta visitas de mais de 4 mil sites em mais de 400 domínios diferentes mantidos por agências do governo americano, constatou que no mês de setembro 24,6% dos usuários com Windows 10 utilizavam o Edge. Em outubro o número para 23,2% e em novembro caiu para 22,4%.

A baixa adesão ao Microsoft Edge pode ser atribuída a não finalização do navegador, que ainda não conta nem mesmo com suporte a extensões. A Microsoft havia prometido que iria fornecer esse suporte ainda em 2015, mas os planos foram adiados e os add-ons só irão aparecer no browser em 2016.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.