Mercado Livre XP começa com anúncio de robôs na operação e presença de Neymar
Por Marcelo Fischer Salvatico |

Começou nesta quarta-feira (24) o Mercado Livre Experience 2025, maior evento da empresa e que é voltado para os vendedores do e-commerce, que acontece também nesta quinta (25) no Transamérica Expo em São Paulo (SP).
- Mercado Livre lança unidade B2B para empresas com descontos de até 50%
- Mercado Livre introduz nova geração de robôs para reforçar operação logística
O primeiro dia contou com o anúncio de novos robôs na operação logística do marketplace, com o cofrinho para contas do Mercado Pago que rende até 115% do CDI e com a presença de lendas do futebol.
O evento começou com o líder do VP Sênior de Mercado Livre do Brasil Fernando Yunes e o head de Mercado Pago do Brasil André Chaves.
Yunes reforçou que o Mercado Livre Experience, já em sua 9ª edição, é uma forma de se conectar ainda mais com os vendedores, mostrar as ferramentas que a plataforma disponibiliza e garantir que estarão juntos para o fim do ano, que conta com datas importantes para o e-commerce como a Black Friday e o Natal.
Em seguida, os diretores apresentaram ao público dados do primeiro relatório de impacto do Mercado Livre. Segundo a pesquisa, as empresas juntas contam com 5,8 milhões de empreendedores de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) nas plataformas, e movimentaram cerca de R$ 381 bilhões no ecossistema em 2024, equivalente a 3,2% do PIB brasileiro.
E deste número de PMEs, 59% têm o Mercado Livre como sua principal fonte de renda. Além disso, este grupo gerou a contratação de mais de 110 mil pessoas no último ano.
Anúncios
O grande anúncio da parte da manhã veio com o Mercado Pago. A partir desta quarta-feira, os usuários da conta de Negócios poderão deixar seu dinheiro nos “cofrinhos”. O rendimento será de 115% do CDI para até R$ 10 mil e de 100% do CDI até R$ 100 mil.
A novidade impacta diretamente os vendedores do marketplace, já que, segundo a empresa, de 3 a cada 5 pessoas que vendem na plataforma, o Mercado Pago é o principal meio de pagamento utilizado.
Já o outro anúncio, um pouco ofuscado pelo próximo horário que contaria com a presença de Ronaldo Fenômeno e Neymar Jr., veio nas falas do diretor de Marketing Maurício Landi e da vice-presidente de Marketplace Roberta Donato, ambos do Mercado Livre.
Os executivos anunciaram que em breve os vendedores poderão subir produtos no marketplace no formato de kits. Ou seja, o cliente poderá comprar um caderno junto de canetas e marca-texto, em uma única compra.
Robôs na operação
O anúncio voltado para a área de tecnologia aconteceu durante a coletiva de imprensa para jornalistas. O Mercado Livre colocou 125 robôs de separação em sua operação logística, que tem como objetivo carregar produtos para que sejam embalados.
Os robôs já estão em operação há alguns meses, e fizeram com que os funcionários dos galpões de armazenamento dessem 25% menos passos. Além disso, os robôs cobrem uma área de 670 m² e conseguem carregar até 105 mil itens por dia.
O impacto é também positivo para o consumidor final. De acordo com os executivos do Mercado Livre, os robôs fazem com que aumente o período em que o cliente pode fazer um pedido que chegará no mesmo dia.
“Em vez de você comprar até as 13 horas, você vai poder comprar até as 14 horas e esse pedido chegar no mesmo dia”, afirmou o diretor sênior de Operações Logísticas do Mercado Livre do Brasil, Luiz Vergueiro
Presenças ilustres
O grande momento do dia ficou com a presença dos craques do futebol nacional que mencionei acima.
Numa conversa descontraída com Fernando Yunes, do Mercado Livre, o pentacampeão Ronaldo Fenômeno e o maior artilheiro da seleção brasileira Neymar Jr., falaram sobre suas carreiras, histórias já conhecidas e sobre desafios.
Ronaldo puxou grande parte das respostas, já mais acostumado a falar com plateias e com o ambiente de negócios. Neymar estava um pouco mais tímido, chegou a dizer que falar para uma plateia daquele tamanho era até mais complicado que jogar num estádio lotado (que deve ter em torno de 10 vezes mais pessoas).
Complementando os nomes ilustres, o empresário e membro da bancada de investidores do SharkTank Brasil, Caito Maia, contou sobre como foi construir uma marca de sucesso. No caso, a Chilli Beans, da qual é fundador.
O empreendedor e autor Rick Chesther também esteve no palco principal. Ele, que foi vendedor de água nas areias de Copacabana e já palestrou em Harvard, falou sobre histórias de superação e de transformação de vida.
Veja também:
- As 25 empresas mais buscadas pelos brasileiros no Google em 2025
- Por que o Mercado Livre comprou farmácia em SP? Ação impactou papéis do setor
- Samsung expande portfolio de áudio com a compra da Sound United pela Harman
VÍDEO: Android 16, VALE A PENA atualizar seu celular?