Mercado de computadores manteve crescimento em 2018, mas deve cair em 2019

Por Renato Mota | 26 de Março de 2019 às 17h20

Apesar de ter mantido um crescimento ao longo do ano de 2018, o mercado de computadores deve cair em 2019. A avaliação faz parte do estudo IDC Brazil PCs Tracker Q4/2018, que apresenta os números de vendas de PCs no último trimestre do ano passado.

O ano fechou com vendas de 5,575 milhões de computadores, sendo 1,445 milhão entre os meses de outubro e dezembro. Esses dados representam um aumento de 7,5%. Em termos de receita, o crescimento foi maior: 17%, com R$ 10,330 bilhões referentes às vendas de notebooks e R$ 3,665 bilhões em desktops.

Porém, para 2019, a consultoria prevê uma retração de 7,5%, com a venda de 1,230 milhão de unidades no primeiro trimestre. “No fim de 2018, o mercado não vendeu tanto quanto esperava e o ano virou com os estoques cheios. Por conta disso, pode não haver abastecimento no varejo nos primeiros meses”, avalia Wellington La Falce, analista de pesquisa do IDC Brasil.

No varejo, foram vendidos 902.532 equipamentos, 2,3% a menos do que de outubro a dezembro de 2017. “A Black Friday não foi tão forte quanto deveria e o consumidor também já tinha feito compras no ano anterior, ou seja, não teve tanta urgência na troca”, comenta La Falce.

Ainda, os preços podem aumentar caso as liminares contra o fim dos incentivos da Lei de Informática sejam derrubadas, impactando o varejo.

Mercado corporativo

O mercado corporativo também deve sofrer queda: “As empresas estarão apreensivas em relação à tributação. A mudança de governo foi vista com boas perspectivas, mas enquanto não concretizar seus planos, o mercado vai segurar os investimentos”, completa o analista.

Entretanto, o relatório indica que o mercado de computadores ainda tem fôlego. “Ainda não temos um dispositivo que faça tudo o que um computador faz. É uma categoria necessária e, por enquanto, insubstituível”, diz La Falce. As vendas para empresas foram parte significativa do crescimento em 2018: dos 5,575 milhões de computadores vendidos em 2018, 3,920 milhões foram notebooks e, desses, 903 mil foram para o mercado corporativo, representando um aumento de 38%.

Esse crescimento impactou no faturamento, uma vez que os preços dos notebooks em 2018 ficaram 10% maiores, custando, em média R$ 2.665 — enquanto os desktops aumentaram 8%, custando R$ 2.212.

“A oscilação do dólar continuou impactando no preço, mas o mercado conseguiu crescer com a ajuda do setor corporativo, que investiu bastante em notebooks para oferecer mais mobilidade ao colaborador, especialmente em modelos com melhor performance”, explica La Falce.

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