Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Levantamento mostra que Uber já foi processada 433 vezes em 2017

Por| 24 de Agosto de 2017 às 14h41

Link copiado!

Levantamento mostra que Uber já foi processada 433 vezes em 2017
Levantamento mostra que Uber já foi processada 433 vezes em 2017
Tudo sobre Uber

O novo CEO da Uber terá alguma dor de cabeça quando for anunciado e assumir o cargo. Para ser mais exato, ele terá 433 problemas para resolver.

Esse é o número de processos que a empresa teria recebido em 2017, segundo levantamento feito pelo site Courthouse News Service, especializado na cobertura jurídica nos Estados Unidos. Para chegar a esse total de processos, o serviço pesquisou sua própria base de dados, que rastreia arquivos legais.

O levantamento foi motivado por causa de um novo processo sofrido pela Uber, feito por uma passageira que acusa um motorista da empresa de a ter empurrado para fora do carro em movimento. Ela diz que ficou assustada com o comportamento do motorista e pediu para que a deixasse sair. Sem parar o carro, ele a teria jogado para fora.

Ninguém da Uber ainda se pronunciou sobre o número, mas a empresa diz que qualquer um pode apresentar uma ação judicial. Isso não significa que todas as acusações são legítimas ou resultarão em responsabilidades legais para a empresa. Certamente, as corporações podem atrair todos os tipos de problemas legais, mas o número levantado parece ser muito alto.

Continua após a publicidade

Negligência e violência sexual como motivos

A pesquisa do Courthouse leva a uma longa lista de processos relacionados à Uber, que variam de perigoso a bizarro.

O Courthouse News Service diz que as ações incluem inúmeros temas: reivindicações de negligência, falta de treinamento, exagero nas verificações de antecedentes que a empresa aplica em seus motoristas, acidentes com feridos, incluindo uma alegada morte causada por um motorista que usou o celular durante a condução, e ações coletivas sobre tratamento dos condutores, como falta de seguro de compensação dos trabalhadores.

Alguns casos passam pela bizarrice, como o de um motorista da Florida que processa a empresa por ter sido proibido de transportar armas de fogo. Outra ação judicial alega que a mudança de modelos de pagamento feita pela Uber está dificultando alguns motoristas. A empresa enfrenta também processos por não oferecer acesso para deficientes.

Continua após a publicidade

E há as ações de violência sexual. Uma mulher afirma que ela e pelo menos 200 outras foram agredidas sexualmente por motoristas da Uber. E a mulher que foi estuprada por um motorista na Índia agora está processando a empresa por ter obtido ilegalmente seus prontuários médicos.

Ex-CEO é alvo de processo

Em meio a tanto problema jurídico, a Uber teve uma pausa. A Justiça não aceitou o processo em que a empresa foi acusada por uma família cujo filho era motorista e foi morto por uma menina de 16 anos usando uma machete que teria roubado de um Walmart antes de solicitar um carro.

A maior disputa legal agora trata do processo aberto pela firma de investimentos Benchmark contra a Uber e o ex-CEO Travis Kalanick. A ação alega que o executivo deve ser removido do Conselho por ter enganado investidores. Kalanick disse que as reivindicações são sem mérito.

Continua após a publicidade

Fonte: Venture Beat