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Julgamento do Google que pode custar o Chrome começa nesta segunda (21)

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

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Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

O Google enfrentará o início de outro processo sobre práticas de monopólio nesta segunda-feira (21), segundo site The Verge. A ação do momento aborda práticas de controle no mercado de buscas online e foi movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ). 

Neste processo, a autoridade do governo solicita que a Big Tech venda o navegador Chrome frente às acusações de controle do mercado de buscas online.

Recentemente, a Big Tech foi derrotada no processo que envolvia o mercado de anúncios online na ação também movida pelo DOJ em conjunto com estados dos EUA. A decisão dada por uma juíza da Virginia poderá fazer com que a empresa tenha que desmembrar o Google Ad Manager, braço da organização que gerencia publicidades. 

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Quais são os próximos passos?

Segundo o The Verge,  a partir desta segunda, o governo vai apresentar argumentos para forçar o Google a vender seu navegador Chrome, a partir do compartilhamento de dados de busca com concorrentes entre outras informações. 

O Google irá recorrer à decisão que ainda será tomada, de acordo informações do site. Contudo, não poderá realizar nenhuma ação antes de passar pelos julgamentos de reparação tanto do caso sobre o mercado de publicidade, quanto sobre o setor de buscas online. 

Outro processo contra o Google

Uma juíza do estado de Virgínia dos EUA decidiu que o Google monopolizou o mercado de publicidade na internet. A decisão se deu na última quinta-feira (17) e a partir de agora a Big Tech poderá sofrer desmembramento no segmento Ad Manager, que gerencia anúncios para sites de terceiros, de acordo com informações da agência Reuters. 

A ação foi iniciada pelo Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) e uma junção de estados no início de 2023 e acionou o Google Network, um setor da Alphabet, empresa que controla o Google. Segundo o processo, a Big Tech manteve intencionalmente o poder de monopólio nos mercados de plataformas de anúncios de editores e no mercado de bolsas de anúncios

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