Iti Itaú, PagSeguro, PicPay e Mercado Pago: conheça as principais diferenças
Por Bruno Salutes • Editado por Guadalupe Carniel | •
Os meios de pagamento online estão se tornando cada vez mais populares. Basicamente, você pode gerenciar sua carteira virtual através destes serviços, cadastrando cartões de crédito, fazendo transferências de dinheiro e pagando contas.
Iti Itaú, PagSeguro, PicPay e Mercado Pago são as principais opções deste segmento e, abaixo, você descobre os principais recursos que cada plataforma de pagamento online oferece.
Iti Itaú
O Iti é o mais novo deles, liberado pelo Itaú em outubro, e traz alguns recursos interessantes, como transferências gratuitas em DOC ou TED para qualquer banco (limitado a R$ 1.000) e pagamento de contas com cartões de crédito e débito. Você pode adicionar dinheiro na sua conta cobrando outro contato Iti, cadastrando um cartão ou pagando um boleto.
Para usar o Iti em lojas físicas, basta realizar o pagamento da sua conta escaneando o QR code que deve ser indicado pelo lojista. Um dos pontos contra do Iti é que o serviço só está disponível em maquininhas da Rede, que pertence ao Itaú, o que limita o alcance do serviço.
Por enquanto, o Iti não oferece cartão de débito ou crédito próprio e não conta com funções extras, como recarga de celular ou bilhete de transporte.
PagSeguro
O PagSeguro, do UOL, opera de forma semelhante ao Iti, ou seja, oferece transferências de dinheiro e compatibilidade preferencial com as máquinas de cartões Moderninha e Minizinha. O usuário pode criar uma conta bancária no PagBank e solicitar cartões de débito e crédito, podendo vincular esses dados para realizar transações mais rapidamente dentro do serviço.
Para quem não quer ter um cartão de crédito, existe a possibilidade de usar um cartão virtual pré-pago dentro do aplicativo PagSeguro que pode ser abastecido com dinheiro de outras contas bancárias ou cartões vinculados em sua conta. Para pagar, basta achar o QR code da plataforma em qualquer comércio e apontar o celular para concluir uma compra.
PicPay
O PicPay é uma opção bastante popular e também uma das mais completas da nossa seleção. Os recursos básicos estão presentes aqui: recarga de celular, transferência de dinheiro, pagamento de contas e compras presencialmente. O usuário só precisa encontrar no estabelecimento o QR Code do PicPay ou uma máquina Cielo.
Entre os diferenciais do PicPay está o rendimento do dinheiro que o usuário coloca em sua carteira, seja depositando ou recebendo valores, e que pode render até 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Também há uma loja interna no aplicativo que, além de recarga de celular ou bilhete de transporte, vende vale-presente do Uber, do Uber Eats, do Steam, Spotify e outros. Tudo pode ser pago com as formas de pagamento e o saldo da carteira digital do usuário.
Mercado Pago
Pioneiro neste segmento, o Mercado Pago também oferece os mesmos recursos dos demais concorrentes aqui da nossa lista: recebe e envia dinheiro, paga contas e faz pagamentos online e presencialmente. A plataforma ficou popular por oferecer cashback (dinheiro de volta) e sistema de cupons promocionais para algumas transações, como recarga de celular, bilhete de transporte e pagamento de combustível em postos da Shell com o Shell Box.
A loja interna do mercado pago oferece apenas o vale-presente de créditos para Uber, enquantos os pagamentos no varejo pelo QR code precisam ser feitos em máquinas da Cielo, onde há o credenciamento com a plataforma.
Por fim, destacamos que cada serviço tem seu diferencial e compatibilidade específica com outros serviços, bancos, cartões e estabelecimentos. Todos os serviços do nosso artigo podem ser acessados pelo navegador de internet e estão disponíveis no Android e no iOS. Você só precisa escolher o que atende melhor suas expectativas e entrega a melhor relação/custo benefício em termos de funcionalidades.
Você já testou algum desses serviços? Qual é o seu favorito?