Iti Itaú, PagSeguro, PicPay e Mercado Pago: conheça as principais diferenças

Os meios de pagamento online estão se tornando cada vez mais populares. Basicamente, você pode gerenciar sua carteira virtual através destes serviços, cadastrando cartões de crédito, fazendo transferências de dinheiro e pagando contas.

Iti Itaú, PagSeguro, PicPay e Mercado Pago são as principais opções deste segmento e, abaixo, você descobre os principais recursos que cada plataforma de pagamento online oferece.

Iti Itaú

O Iti é o mais novo deles, liberado pelo Itaú em outubro, e traz alguns recursos interessantes, como transferências gratuitas em DOC ou TED para qualquer banco (limitado a R$ 1.000) e pagamento de contas com cartões de crédito e débito. Você pode adicionar dinheiro na sua conta cobrando outro contato Iti, cadastrando um cartão ou pagando um boleto.

Para usar o Iti em lojas físicas, basta realizar o pagamento da sua conta escaneando o QR code que deve ser indicado pelo lojista. Um dos pontos contra do Iti é que o serviço só está disponível em maquininhas da Rede, que pertence ao Itaú, o que limita o alcance do serviço.

Por enquanto, o Iti não oferece cartão de débito ou crédito próprio e não conta com funções extras, como recarga de celular ou bilhete de transporte.

Iti é a plataforma de pagamentos do banco Itaú / Captura de tela: Bruno Salutes

PagSeguro

O PagSeguro, do UOL, opera de forma semelhante ao Iti, ou seja, oferece transferências de dinheiro e compatibilidade preferencial com as máquinas de cartões Moderninha e Minizinha. O usuário pode criar uma conta bancária no PagBank e solicitar cartões de débito e crédito, podendo vincular esses dados para realizar transações mais rapidamente dentro do serviço.

Para quem não quer ter um cartão de crédito, existe a possibilidade de usar um cartão virtual pré-pago dentro do aplicativo PagSeguro que pode ser abastecido com dinheiro de outras contas bancárias ou cartões vinculados em sua conta. Para pagar, basta achar o QR code da plataforma em qualquer comércio e apontar o celular para concluir uma compra.

PagSeguro, do UOL, tem compatibilidade com as maquininhas da rede / Captura de tela: Bruno Salutes

PicPay

O PicPay é uma opção bastante popular e também uma das mais completas da nossa seleção. Os recursos básicos estão presentes aqui: recarga de celular, transferência de dinheiro, pagamento de contas e compras presencialmente. O usuário só precisa encontrar no estabelecimento o QR Code do PicPay ou uma máquina Cielo.

Entre os diferenciais do PicPay está o rendimento do dinheiro que o usuário coloca em sua carteira, seja depositando ou recebendo valores, e que pode render até 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Também há uma loja interna no aplicativo que, além de recarga de celular ou bilhete de transporte, vende vale-presente do Uber, do Uber Eats, do Steam, Spotify e outros. Tudo pode ser pago com as formas de pagamento e o saldo da carteira digital do usuário.

PicPay é famoso e compatível com máquinas da Cielo / Captura de tela: Bruno Salutes

Mercado Pago

Pioneiro neste segmento, o Mercado Pago também oferece os mesmos recursos dos demais concorrentes aqui da nossa lista: recebe e envia dinheiro, paga contas e faz pagamentos online e presencialmente. A plataforma ficou popular por oferecer cashback (dinheiro de volta) e sistema de cupons promocionais para algumas transações, como recarga de celular, bilhete de transporte e pagamento de combustível em postos da Shell com o Shell Box.

A loja interna do mercado pago oferece apenas o vale-presente de créditos para Uber, enquantos os pagamentos no varejo pelo QR code precisam ser feitos em máquinas da Cielo, onde há o credenciamento com a plataforma.

Mercado Pago é pioneiro entre os serviços de pagamento online / Captura de tela: Bruno Salutes

Por fim, destacamos que cada serviço tem seu diferencial e compatibilidade específica com outros serviços, bancos, cartões e estabelecimentos. Todos os serviços do nosso artigo podem ser acessados pelo navegador de internet e estão disponíveis no Android e no iOS. Você só precisa escolher o que atende melhor suas expectativas e entrega a melhor relação/custo benefício em termos de funcionalidades.

Você já testou algum desses serviços? Qual é o seu favorito?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.