Publicidade

Instagram anuncia premiação com anel de ouro para criadores de conteúdo

Por  | 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O Instagram anunciou nesta segunda-feira (6) o lançamento do Rings, programa de premiação que vai reconhecer 25 criadores de conteúdo ao redor do mundo. Os vencedores receberão um anel de ouro personalizado, além de um selo digital exclusivo em seus perfis. 

Segundo o blog oficial da plataforma da Meta, o prêmio é “sobre celebrar aqueles que não têm medo de ousar criativamente e fazem as coisas do seu jeito [...] que unem pessoas com sua criatividade e merecem reconhecimento”.

A empresa afirmou também que o Rings não privilegia algum tipo específico de conteúdo, mas sim “um espírito criativo que quebra barreiras e transforma a cultura”. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os vencedores são definidos por um painel de jurados, que inclui nomes como o do cineasta Spike Lee, o chefe do Instagram Adam Mosseri, a atriz Yara Shahidi e o youtuber Marques Brownlee. 

Já o anel de ouro foi desenhado pela estilista inglesa Grace Wales Bonner, conhecida por sua excelência criativa multidisciplinar.

Além da jóia, os ganhadores terão um anel dourado em volta da sua foto de perfil no Instagram, substituindo o círculo padrão dos stories. Os selecionados também poderão personalizar a cor de fundo do perfil e customizar o botão de “curtir” que aparece quanto outros usuários interagem com suas publicações.

Timing não foi dos melhores

O lançamento do Rings acontece em um momento delicado para os criadores de conteúdo nas redes da Meta. 

Em 2023, a empresa deu fim ao bônus do Reels Play, que era uma fonte de renda significativa para criadores de conteúdo no Instagram e no Facebook. No ano anterior, a Meta já havia eliminado os bônus de marketing de afiliados. 

A relação da Meta com seus criadores mostra o cenário desafiador que a classe enfrenta atualmente. Uma pesquisa da Kajabi mostrou que os contratos com marcas caíram 52% em 2024. O Bank of America apontou também uma concentração de de parcerias pagas entre os principais criadores nas redes sociais.

Ou seja, assim como a premiação Rings, “os louros” estão cada vez mais concentrados em um número selecionado de criadores.

Continua após a publicidade

Marques Brownlee, um dos jurados do programa, defendeu a iniciativa à CNBC dos Estados Unidos: "É mais sobre uma visibilidade especial e um incentivo para as pessoas trabalharem em direção a um reconhecimento realmente elevado". 

Ele destacou também que nomeou criadores cujo trabalho demonstrou mais esforço e ousadia, não simplesmente aqueles com maiores números de seguidores.

Veja também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Kindle Colorsoft: ser legal é diferente de fazer sentido