Indonésia planeja fundo soberano bilionário para investir em IA
Por Marcelo Fischer Salvatico |

O governo da Indonésia tem interesse na criação de um fundo soberano de inteligência artificial (IA) para a transformação do país em um polo regional da tecnologia. A proposta consta em um documento do governo do qual a Reuters teve acesso.
- Nvidia e AMD vão repassar 15% da receita de chips na China ao governo dos EUA
- Executiva da Meta explica por que essa será a Black Friday dos agentes de IA
O documento prevê que o fundo seria administrado pelo Danantara Indonesia, que já administra o segundo fundo soberano do país com ativos que ultrapassam os US$ 900 bilhões.
O cronograma presente no documento de 179 páginas prevê o lançamento do fundo entre 2027 e 2029, em um modelo de financiamento público-privado. De acordo com o ministro de Comunicações da Indonésia, a estratégia ainda passará pela opinião pública antes do texto final.
Além do fundo soberano, o documento propõe também a adoção de incentivos fiscais para investidores nacionais em IA, e aponta como o país se encontra em estágios iniciais para adoção da tecnologia atualmente. Entre os principais desafios, estão a escassez de talentos, infraestrutura digital, baixo investimento em pesquisa e risco de privacidade de dados.
Empresas como Nvidia e Microsoft, atualmente as duas mais valiosas do mundo, constam no documento com colaborações já em curso com empresas de tecnologia do arquipélago.
A Nvidia com possíveis acordos para o fornecimento de hardware e suporte para o desenvolvimento de modelos de IA. Já a Microsoft, com parcerias com universidades e empresas para treinamento de mão de obra e integração com seu serviço de computação na nuvem, a Azure AI, entre os setores público e privado.
Até o momento, não consta no documento a quantia do fundo de investimento soberano que seria utilizada para a estratégia com IA.
A Indonésia se juntaria a países como Singapura, Emirados Árabes Unidos, Noruega e Arábia Saudita, que destinam parte de seus fundos soberanos para inteligência artificial.
Região estratégica para IA
Segundo projeções do Boston Consulting Group de abril de 2025, os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) devem ter crescimento econômico de 2,3% a 3,1% até 2027, impulsionados pelo desenvolvimento de IA.
A Malásia, que também faz parte da ASEAN, captou recentemente bilhões em investimentos de empresas globais de tecnologia para o desenvolvimento de infraestrutura de computação em nuvem e serviços de IA.
Também fazem parte da ASEAN: Brunei, Camboja, Laos, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã.
Veja também:
- Trump anuncia investimento de mais US$ 100 bilhões da Apple nos EUA
- Qual é a diferença entre IA generativa e agentes de IA?
- Maior descoberta da BP em 25 anos está no fundo do mar brasileiro
VÍDEO: O app do WHATSAPP (como conhecemos) vai DEIXAR de EXISTIR no Windows: e agora?