Hackers do Bem abre 25 mil vagas gratuitas em cursos de cibersegurança
Por Claudio Yuge |

O Hackers do Bem, iniciativa gratuita do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) executada pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), abre 25 mil novas vagas para os cursos de nivelamento e básico em cibersegurança. Desde o lançamento, em 2024, o programa já certificou mais de 36 mil participantes em todo o país.
- SoftwareOne abre 34 vagas 100% remotas com foco em inclusão e capacitação
- Contabilizei abre 108 vagas com opções híbridas e remotas em diversas áreas
O projeto é financiado pelo MCTI, dentro do Programa Prioritário em Informática (PPI) da Softex, e tem execução da RNP em parceria com o Senai-SP. Segundo o relatório global de 2024 da Fortinet, o mundo precisaria hoje de cerca de 4 milhões de profissionais para suprir a carência na área de cibersegurança.
As aulas, ministradas pela Escola Superior de Redes (ESR), são online e contam com atividades interativas divididas em cinco etapas: nivelamento, básico, fundamental, especialização e residência. Durante o semestre da residência, os alunos recebem bolsa-auxílio de R$ 3 mil mensais.
O Hackers do Bem oferece trilhas completas, que vão de noções introdutórias à cibersegurança até módulos avançados sobre criptografia, computação em nuvem e identificação de ameaças. O ciclo culmina na Residência Tecnológica, fase prática em que os participantes atuam em desafios reais nos Pontos de Presença da RNP espalhados pelo Brasil.
As inscrições estão abertas no site oficial do programa.
Leia mais: