Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sindicato diz que greve vai barrar novas chaves PIX; Banco Central nega

Por| Editado por Claudio Yuge | 31 de Março de 2022 às 17h00

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech

O Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal) emitiu um alerta sobre a greve dos servidores da categoria, marcada para a sexta-feira (1), afirmando que a manifestação irá impedir temporariamente a criação de novas chaves PIX em todas as instituições bancárias, sejam de pagamentos ou bancos, do Brasil.

A informação foi dada por Fávio Faiad, presidente do Sinal, para reportagem do UOL. Segundo o executivo, com os trabalhadores fora do expediente durante o dia por conta da greve, os servidores de cadastro, monitoramento e manutenção do PIX e suas chaves serão afetados, obrigando que o sistema seja paralisado temporariamente por segurança.

Além do cadastro de novas chaves PIX, a greve também paralisará o atendimento ao público relacionado ao sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC). Porém, o presidente do Sinal afirma que transferências pela ferramenta poderão ser efetuadas normalmente durante o período.

Continua após a publicidade

Greve pressiona por aumento salarial de funcionários do Banco Central

A greve ocorre para pressionar um reajuste salarial de 26,6% para os servidores do BC, situação que pode não ocorrer este ano já que o atual governo brasileiro está sinalizando somente o aumento para policiais.

A manifestação da categoria foi aprovada na segunda-feira (28) por mais de 90% dos participantes de uma assembleia da situação, que no total contou com a presença de cerca de 1,3 mil dos 3,4 mil funcionários do Banco Central na ativa.

Continua após a publicidade

Caso somente os policiais recebam o reajuste, o Sinal afirma que a greve pode se intensificar, levando até mesmo a paralisação total de transações do PIX ou da distribuição de cédulas e moedas, por exemplo.

Em nota pública divulgada na terça-feira (29), o BC afirmou reconhecer o direito da manifestação dos servidores, e que e acredita que os mesmos cumprirão com os deveres com a instituição bem como com a sociedade. O Canaltech entrou em contato com a autoridade pedindo mais detalhes sobre a questão, e ela nos retornou o seguinte posicionamento, afirmando que nem o cadastro de novas chaves ou o PIX serão paralisados durante a greve:

O cadastramento e outras funcionalidades envolvendo chaves do Pix (exclusão e portabilidade) são realizadas por meio dos aplicativos das instituições participantes, e registradas automaticamente nos sistemas do BC. O cadastro de chaves não depende da intervenção de servidores do BC. A liquidação das operações, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma instantânea, também é automatizada e não depende de intervenção manual. Não procede também a informação de que o Pix será interrompido parcialmente ou em alguns momentos, o sistema continua a operar 24 horas e todos os dias.

Fonte: UOL