Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governador do Amazonas quer cobrar da Amazon pelo uso da marca

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Novembro de 2023 às 13h49

Link copiado!

Alex Pazuello/Secom Governo do Amazonas
Alex Pazuello/Secom Governo do Amazonas
Tudo sobre Amazon

O Governador do estado do Amazonas, Wilson Lima (União), quer se reunir com representantes da Amazon para cobrar o uso do nome da empresa de Jeff Bezos. Em conversa com a imprensa, Lima revelou o desejo de “fechar uma parceria” com a companhia por conta da referência ao Rio Amazonas.

“Nós vamos ter uma reunião com a Amazon com o objetivo de fechar parceria. A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia, quanto é que a gente ganha por isso? A gente quer saber, esse é um questionamento que a gente vai fazer lá”, questionou o Governador em conversa sobre a participação na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP28), com início nesta quinta-feira (30) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Apesar de ter sido mencionado na fala de Wilson Lima, Jeff Bezos ainda não confirmou presença no evento.

Continua após a publicidade

Com a repercussão, Wilson Lima ainda publicou um vídeo no X (antigo Twitter) para convidar a visita de Bezos ao estado e incentivar novos investimentos na região.

De onde vem o nome Amazon?

De fato, Jeff Bezos se inspirou no rio Amazonas para dar o nome à empresa. O site oficial da marca revela que a ideia inicial de Bezos era usar o nome Cadabra, mas foi desencorajado pelo próprio advogado na época.

Continua após a publicidade

O empresário então abriu o dicionário e procurou pelas palavras com a letra A, que garantiria um posicionamento no topo das pesquisas da internet na época, quando a listagem de sites ainda era feita em ordem alfabética.

Foi aí que encontrou a referência ao rio Amazonas e traçou um paralelo entre a diversidade de fauna e flora da região com o portfólio extenso de livros que desejava vender na empresa. "Esse rio supera todos os outros de longe", disse Jeff Bezos em entrevista ao livro A Loja de Tudo, de Brian Stone, sobre a história da marca.

Além do nome, o primeiro logo da Amazon também é uma referência ao curso do Rio Amazonas, que ajudava a formar uma letra A.

Continua após a publicidade

O logo com o tradicional sorriso foi lançado somente em 2000 e está presente na marca até hoje.