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Google.org doa US$ 250 mil para esforços de recuperação em Petrópolis

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Fevereiro de 2022 às 20h30

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Envato/twenty20photos
Envato/twenty20photos

Os esforços de recuperação em Petrópolis (RJ), cidade atingida por fortes chuvas e deslizamentos de terra na semana passada, vão receber US$ 250 mil (R$ 1,28 milhão) do Google.org. Os recursos serão administrados pelo Center for Disaster Philanthropy, uma organização especializada na distribuição de doações.

Com mais de 100 pessoas já mortas, as operações de busca e resgate continuam na região. Atualmente, “como ajudar Petrópolis” está entre as expressões mais buscadas no Google. Além da doação, o Google incluiu Petrópolis na plataforma Alerta de SOS, que sinaliza regiões em estado crítico na busca e no Google Maps.

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O Alerta SOS está no topo dos resultados de busca em pesquisas sobre incidentes no local — em janeiro, o alerta foi ativado na Bahia, em Minas Gerais, no Pará e no Tocantins, que sofreram com enchentes. Quem procura por “enchente petrópolis”, por exemplo, encontra notícias sobre o tema, informações sobre as áreas afetadas, dicas de segurança, contatos e links de autoridades locais.

Paralelamente, o Google Maps apresenta as regiões afetadas. Pelo celular, o ícone no mapa leva a notícias sobre a crise, com telefones e sites úteis. Tudo é atualizado em tempo real: situação do trânsito, ruas intransitáveis e caminhos alternativos.

Doações além de Petrópolis

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As fortes chuvas em diferentes regiões do país já deixaram mais de 100 mil desalojados ou desabrigados. Em Minas Gerais, as enchentes atingiram 145 municípios. Na Bahia, 175 cidades ficaram em situação de emergência. O Tocantins teve 36 municípios afetados e o Pará passou pela maior enchente dos últimos 20 anos: em Marabá, o Rio Tocantins atingiu 12 metros acima do normal.

Desde o início da pandemia, o Google já contribuiu com mais de R$ 155 milhões para iniciativas de entidades que atuam no combate aos impactos da crise sanitária no Brasil. Em abril de 2021, a Gerando Falcões recebeu R$ 5,5 milhões do Google.org para a campanha de combate à fome e pôde ajudar 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade nas regiões Norte e Nordeste.