Publicidade

Google remove menções sobre diversidade em página de uso responsável de IA

Por  |  • 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google removeu menções sobre diversidade e equidade de sua página oficial da equipe IA Responsável e Tecnologia Centrada no Homem (RAI-HCT). O grupo é encarregado de realizar pesquisas sobre segurança, justiça e explicabilidade de inteligência artificial da empresa. As mudanças foram identificadas inicialmente pelo grupo de vigilância The Midas Project e seguem alterações feitas pela empresa desde o encerramento de seu programa de diversidade no começo de fevereiro. 

A versão anterior da página utilizava palavras como "diverso", "grupos sub-representados", assim como "comunidades marginalizadas" e "equidade" para descrever o trabalho da equipe, segundo a análise do The Midas Project. Agora, o discurso foi substituído por termos como "todos", "variado" ou até mesmo "numerosos". Veja abaixo:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Canaltech entrou em contato com o Google para obter algum posicionamento sobre a remoção dos termos, mas ainda não teve resposta. A matéria poderá ser atualizada posteriormente. 

Mudança segue ações sobre política de diversidade de Big Techs

A  remoção de termos sobre diversidade e equidade pelo Google vai de encontro com as últimas decisões tomadas por Big Techs como a Meta sobre o tema. No início de fevereiro, o Google anunciou o encerramento dos programas de diversidade, equidade e inclusão da empresa nos Estados Unidos, as informações foram divulgadas internamente por e-mail, de acordo com o The Wall Street Journal.

Já a empresa de Mark Zuckerberg anunciou em janeiro de 2025 através do próprio CEO da companhia o fim imediato de atividades de contratação, representatividade e diversidade na empresa. Inclusive a suspensão de cursos sobre o tema aos funcionários.

Por que Big Techs estão encerrando programas de diversidade e mudando o discurso sobre o tema?

Embora as empresas não confirmem, existe a suspeita de que a revisão das políticas de diversidade e inclusão nos Estados Unidos esteja relacionada à busca por uma maior proximidade com o atual presidente do país Donald Trump, que possui um discurso massivo contra ações de diversidade no campo público e privado.

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: O que deu ERRADO com o Metaverso do Facebook (Meta)?