Google lança ferramenta gratuita para otimização de sites mobile para PME

Por Redação | 08.09.2016 às 11:28
photo_camera Reprodução

Com a constante migração de usuários da navegação desktop tradicional para os dispositivos móveis, manter um site otimizado para o acesso mobile tem se tornando um elemento cada vez mais importante para o negócio.

Mas na maior parte das vezes, quem mais sofre com essa migração são pequenas e médias empresas, que em geral não dispõem de times dedicados ou até conhecimento técnico para o desenvolvimento de suas páginas móveis.

Para auxiliar essas organizações, o Google lança nesta quinta-feira (8) a página

Teste Meu Site

, uma ferramenta gratuita online que avalia quanto uma página está ou não preparada para a navegação móvel.

O serviço foi lançado há três meses nos Estados Unidos, mas agora teve sua localização completada para o português brasileiro.

A plataforma analisa elementos como navegabilidade em display pequeno, tamanho e legibilidade de fontes, posicionamento dos botões no site e velocidade de acesso móvel - além da velocidade de acesso desktop, para efeito comparativo.

Ao final da avaliação, a página indica três pontuações para a página, indicando os elementos positivos e dando sugestões de melhorias. Também é possível receber um relatório completo da avaliação via e-mail ou entrar em contato com o time de desenvolvedores do Google para indicações técnicas.

A página Teste Meu Site é parte da iniciativa do Google de estimular que empresas se adaptem e preparem seus sites e serviços para o número crescente de usuários que utilizam dispositivos móveis como principal meio de navegação - onde cada segundo extra no carregamento de um site pode trazer uma queda de 11% em page views, 16% na satisfação do cliente e de 7% no declínio em conversões.

Desde o ano passado, o buscador da empresa passou a melhor indexar páginas otimizadas para mobile quando usuários fizessem buscas através de smartphones e tablets.

A companhia não abre números sobre qual o impacto que isso teve em páginas dentro de seu buscador, mas vê o crescente interesse de empresas pelo fornecimento de experiências móveis - ainda que principalmente entre PMEs, a tendência ainda esteja caminhando mais devagar.

"As empresas esbarram em vários fatores, mas um dos principais pontos são a informação e falta de conhecimento, muitas empresas não sabem nem por onde começar", avaliou Fabiana Fregonesi, gerente de soluções para PMEs do Google Brasil. "O Teste Meu Site entra nesse ponto, para ser um estímulo para que elas comecem a pensar e entender para que caminho precisam ir".