Google e Senai lançam IA para encontrar emprego e analisar currículo grátis
Por Marcelo Fischer Salvatico | •

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o Google Cloud – divisão de computação em nuvem da Big Tech –, lançou nesta segunda-feira (15) uma plataforma gratuita baseada em inteligência artificial (IA). O objetivo é analisar perfis e currículos de candidatos e auxiliar na sua trajetória profissional e busca por vagas.
- Google Cloud quebra recorde do Guinness com maior aula de IA do mundo
- 9 dicas para usar o editor de vídeos do Google Fotos
A ação faz parte de um convênio de cinco anos firmado em 2023 entre SENAI, SESI e Google Cloud, focado na transformação digital da educação e em serviços de inovação.
Segundo Fabrício Lopes Sanchez, engenheiro do Google envolvido no projeto, a ferramenta vai além de um simples chatbot. "O que é a Nai no final do dia? Ela é um grande orquestrador de agentes", define Sanchez.
Ele explica que a solução é composta por "uma série de sub-Nais modulares que estão falando com partes específicas dos sistemas internos do SENAI e trazendo pra gente isso de uma maneira conversacional".
Como funciona a IA do SENAI
A ferramenta, batizada de Nai, está disponível no site oficial do SENAI e funciona como um “agente de carreira” digital. O sistema usa a estrutura de IA do Google Cloud e consegue processar grandes volumes de dados para realizar um diagnóstico profissional personalizado.
O processo é o seguinte:
- Envio de dados: o usuário envia seu currículo ou preenche manualmente seu histórico profissional e acadêmico na plataforma;
- Mapeamento de perfil: em seguida, responde a um quiz que identifica aspirações, objetivos, habilidades técnicas e comportamentais – as soft skills;
- Diagnóstico inteligente: a IA cruza essas informações para apontar pontos fortes do candidato e o que falta para que ele atinja seus objetivos.
Com base nessa análise, a plataforma recomenda cursos específicos do SENAI que ajudam a preencher essas brechas de conhecimento, conectando o estudante diretamente com o que a indústria procura no momento.
Conexão com vagas e Google Jobs
Além de sugerir capacitação, a IA sinaliza áreas em expansão e projeta possíveis trajetórias de carreira.
A plataforma cruza as competências do usuário com oportunidades reais, incluindo vagas listadas no Google Jobs, facilitando o encontro entre quem procura emprego e quem está contratando.
Segundo Gustavo Leal, diretor-geral do SENAI, a tecnologia permite recomendar capacitações que "aproximam as pessoas de seus objetivos e das oportunidades de trabalho", baseando-se em demandas atuais.
Inclusão digital e gerações
Um dos diferenciais da plataforma é a preocupação em atender diferentes perfis de trabalhadores, desde os que "já nasceram com um celular" até profissionais mais experientes. "A plataforma foi pensada para prover dois tipos de experiência distintas", afirma Fabrício.
"Ao mesmo tempo em que tem um usuário mais jovem [focado no chat], a gente ainda tem na indústria aquele trabalhador mais velho, acostumado com aquele modelo de navegação convencional", completa, ressaltando que a ferramenta se adapta à preferência do usuário, seja por conversa via IA ou navegação tradicional por cliques.
Futuro da plataforma
Ao final da interação, o usuário recebe um resumo profissional que fica salvo em seu perfil, que permite que ele possa acompanhar a evolução de suas competências ao longo do tempo.
O SENAI já planeja novas funcionalidades para os próximos meses. Por exemplo, recursos para auxiliar na elaboração de currículos, sugestão de trilhas de aprendizagem mais personalizadas e um sistema de mentoria online.
Veja também:
- Labubu lidera lista do Google de produtos mais desejados de 2025
- 5 práticas para a transformação de IA de uma empresa, segundo o Google
- Como usar a pesquisa com IA do Gemini no Google Fotos
Ouça o Podcast Canaltech: