Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gmail oficializa recurso que permite "desistir" de um e-mail enviado

Por| 23 de Junho de 2015 às 11h39

Link copiado!

Gmail oficializa recurso que permite "desistir" de um e-mail enviado
Gmail oficializa recurso que permite "desistir" de um e-mail enviado

Quem nunca se arrependeu de mandar um e-mail, ou percebeu, momentos depois de pressionar o botão “enviar”, que havia um erro de digitação grotesco logo na primeira linha? É para resolver esse tipo de questão que o Google incluiu de forma definitiva a opção “desfazer” no Gmail, permitindo que os usuários cancelem o envio de uma mensagem que acabaram de escrever.

A funcionalidade, na verdade, existia de maneira experimental desde 2009, como parte do programa Labs. Por meio dele, a empresa podia testar novidades e maneiras diferentes de se utilizar os serviços de e-mail. A diferença é que, assim, muitas das funcionalidades acabavam escondidas dos olhos do usuário comum, uma vez que deveriam ser ativadas manualmente.

Agora, porém, a novidade passa a ser parte integrante da ferramenta de e-mail e acessível por meio das configurações de sistema. Quem já possuía o sistema ativado desde os tempos de Labs não precisa fazer nada, ele continua funcionando. Por outro lado, os novatos ainda precisam ativá-lo a partir do menu de opções, selecionando o tempo em que o recurso vai permanecer ativado – de cinco a 30 segundos – até que o e-mail seja irrevogavelmente enviado.

Continua após a publicidade

Apesar de manter seu “laboratório” experimental de novidades ativo há anos, e com muitos dos recursos efetivamente funcionando sem problemas, não é muito comum para o Google trazer novidades do Labs para a versão corrente do Gmail. Vale a pena lembrar, por outro lado, que o Inbox, a nova ferramenta de e-mails mobile da empresa, conta por padrão com o cancelamento no envio, no que pode indicar uma aproximação entre as duas plataformas.

Fica a esperança, também, que outros recursos do Labs também se tornem padrão do Gmail num futuro próximo, como a possibilidade de integrar mais de uma caixa de entrada a um mesmo painel de visualização ou a integração direta do Google Maps em endereços enviados por e-mail.

Fonte: Google