Publicidade

Gartner traça panorama do mercado de ERP no Brasil

Por| 18 de Agosto de 2017 às 15h11

Link copiado!

Gartner traça panorama do mercado de ERP no Brasil
Gartner traça panorama do mercado de ERP no Brasil

Pela primeira vez, o mercado brasileiro de ERP no Brasil foi mapeado pelo Gartner. Em sua mais recente pesquisa sobre o assunto, denominada “Market Guide for Core Financial Management Applications in Brazil”, o instituto mostra que ter uma estratégia de ERP que suporte a jornada das empresas rumo à adoção de novos modelos de Negócios Digitais (ou o chamado Digital Business) é uma realidade e não uma opção.

“Mais do que a adoção do velho pensamento de que o ERP é uma solução monolítica, o conceito de ERP Pós-Moderno traz luz à dificuldade em justificar investimentos relativamente altos, em sistemas que não promovam a flexibilidade ou a dinâmica necessária para acompanhar o ritmo do negócio”, diz Denis Torii, Diretor de Pesquisas do Gartner.

Segundo o relatório, a execução das estratégias de ERP passa em algum momento pela decisão de como atender às necessidades de gestão financeira, bem como avaliar as possibilidades de utilizar um ERP local, incluindo soluções em nuvem (pública ou privada).

“É também essencial nesse processo de decisão analisar se a aplicação já possui as funcionalidades básicas que deveriam atender às capacidades de negócio do processo atual da empresa”, explica Luis Mangi, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.

Continua após a publicidade

A pesquisa não cobriu detalhadamente todo o mercado de ERP no país, já que é bastante pulverizado e conta com um grande número de players. O foco foi nos players de ERP cujas carteiras de clientes fossem essencialmente locais. Para o levantamento, o Gartner não levou em consideração avaliações detalhadas de produto, como no caso dos famosos Quadrantes Mágicos. O estudo, portanto, serve como ponto de partida para que os clientes entendam o panorama do mercado, sem necessariamente representar uma recomendação de top players.

Outro ponto importante diz respeito aos players que possuem presença global, já que, independente do volume de clientes, foram excluídos da amostragem deste ano. A justificativa é que estes já estão incluídos em uma outra pesquisa global denominada “Market Guide for Core Financial Management Applications”. Incluem-se nesse último caso empresas com origem estrangeira como Microsoft, Oracle e SAP, bem como empresas de origem nacional como a TOTVS.

Para acessar a pesquisa (em inglês), basta acessar sua página oficial no site do Gartner.