Executiva da Meta explica por que essa será a Black Friday dos agentes de IA
Por Marcelo Fischer Salvatico |

A Meta tem investido pesado em inteligência artificial para entregar anúncios cada vez mais personalizados. E, principalmente os agentes de IA, serão destaque na forma como o usuário se envolve com os vendedores.
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O Canaltech entrevistou Daiane Quesada Pereira Codato, Industry Manager da Meta, durante o Fórum E-commerce Brasil 2025 para entender como a personalização está cada vez mais efetiva e porque essa será a “Black Friday” dos agentes.
Personalização alimentada por dados
Em sua palestra no evento, Daiane explicitou que, apesar dos esforços da Meta para entregar anúncios mais direcionados com o uso de IA, “a IA precisa que as marcas digam o que importa”.
Ela explica que a tecnologia da empresa junta dois conjuntos de dados. Tanto os sinais de comportamento dos usuários nas plataformas, como os cliques, interações e tempo de visualização, como as informações fornecidas pelos anunciantes.
“Essa inclusão desses dados, desses sinais, dentro da Meta, somado às informações nativas que a gente já recebe, consegue entregar esse anúncio mais acurado”, explica Daiane.
Ou seja, é essencial a sinalização sobre o foco da venda, seja ela uma recompra, descoberta de produtos ou compra com recorrência.
E a personalização além de aumentar a taxa de conversão, prolonga também o tempo de uso nas redes. De acordo com a Meta, nos últimos seis meses, o tempo de uso no Facebook cresceu 7%, no Instagram em 6% e no Threads em 35%, graças às estratégias de personalização com IA.
WhatsApp aliado dos agentes de IA
Para Daiane, a próxima Black Friday será a “Black dos agentes de IA”, e o WhatsApp é o ambiente perfeito para incorporação dessa tecnologia na data mais importante para os e-commerces.
Os agentes funcionam como assistentes virtuais, que podem ajudar o cliente à tomar decisões a partir da comparação de preços, sanando dúvidas e interagindo de forma conversacional.
A executiva comentou em sua palestra como o perfil das pessoas que buscam por ofertas mudou, já que o clássico funil de vendas já não funciona mais como antes. Hoje, o usuário busca por informação cada vez mais assertiva para não se frustrar durante o processo de compra.
“Esses agentes, principalmente dentro do WhatsApp, conseguem entregar esse processo de uma experiência mais curada, mais assessorada, de uma maneira simples, acessível, e que faça sentido para o cliente. A gente entende que esse tipo de recurso vai ajudar naquele momento de alta temporada, que você tem muita oferta, muito anúncio, muita coisa acontecendo. Chega a gerar até uma certa ansiedade no usuário, de qual a melhor compra, do que ele vai executar”, explica a executiva.
E no período de Black Friday, com milhares de ofertas sendo arremessadas nas telas dos usuários, o WhatsApp se torna ferramenta chave para vendedores botarem em prática seus agentes de venda.
“O papel dos agentes passa a ser muito mais eficiente, vai dar mais velocidade, provavelmente vai trazer retornos melhores para as marcas e com certeza vai deixar sinais que muita gente às vezes acaba nem comprando nesse período e acaba comprando depois”, completa Daiane.
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