Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo diz que queda na venda de computadores foi amortecida pelos gamers

Por| 27 de Junho de 2019 às 20h20

Link copiado!

Estudo diz que queda na venda de computadores foi amortecida pelos gamers
Estudo diz que queda na venda de computadores foi amortecida pelos gamers

O estudo IDC Brazil PCs Tracker Q1/2019, realizado pela IDC, mostra que, somente nos três primeiros meses deste ano, 1,268 milhão de computadores foram vendidos, sendo 5% a menos em relação ao mesmo período do ano passado. No período foram vendidos 381 mil desktops e 887 mil notebooks, uma redução de 4% e 6% respectivamente em comparação com 2018.

Apesar da queda, os analistas acreditam que a redução não foi mais grave devido ao crescimento do número de gamers no país. O Brasil está colocado na terceira posição como maior mercado de games do mundo.

"Viemos de dois anos seguidos de alta, com forte crescimento nas vendas de portáteis. É natural, portanto, uma demanda menos agressiva. Além disso, tem a questão preço. Os notebooks ficaram, em média, 14% mais caros, consequência do fim dos incentivos da Lei de Informática e do dólar mais alto", conta Wellington La Falce, analista de pesquisa da IDC Brasil.

La Falce conta ainda que os primeiros meses do ano costumam trazer um menor número de vendas, o que se deve aos gastos feitos no fim de ano com os períodos de Black Friday e Natal. No primeiro trimestre de 2019, 810 mil vendas aconteceram para usuários domésticos, enquanto 458 mil foram para as empresas.

Continua após a publicidade

"A queda do mercado de computadores no setor corporativo foi de 6%, movimento puxado para baixo pelo governo, que retraiu 30% em relação ao primeiro trimestre de 2018. Tivemos não apenas uma troca de governo, mas uma mudança radical de gestão e o período de avaliação antes de novos investimentos já era esperado", relata.

Em relação a valores, o estudo mostra que os computadores destinados a uso doméstico ficaram 10% mais caros em comparação com o mesmo período do ano anterior, causando um aumento de 7% na receira e faturamento de aproximadamente R$ 2 milhões. Já no mercado corporativo, o preço aumentou em 21% e o faturamento chegou a cerca de R$ 1,4 bilhão, 15% a mais se comparado com o ano passado.

O analista diz ainda que o aumento de 21% encontrado pelo estudo deve-se, basicamente, aos notebooks, que acabaram ficando mais caros no período, e devido à retração do governo, visto que o ticket das compras do setor é menor e leva a média do corporativo para baixo.

Continua após a publicidade

A IDC acredita que não haverão mudanças significativas no restante do ano, prevendo um crescimento de apenas 1% com 5,6 milhões de unidades de computadores vendidas.