Correios Celulares quer incluir no mundo digital o brasileiro sem conta no banco

Por Felipe Junqueira | 17 de Dezembro de 2019 às 19h40
Divulgação

Abrir uma conta corrente não é tarefa fácil, principalmente para quem está com o nome negativado no SPC ou Serasa. Felizmente, nos últimos anos, estão surgindo alternativas aos bancos tradicionais, com empresas que operam, principalmente, no mundo digital, sem precisar de agências gigantescas espalhadas pelo país.

Com isso em mente, a Surf Serviços, empresa responsável pela operadora móvel virtual (MVNO) dos Correios, lançou um serviço que promete conta corrente, cartão pré-pago e até benefícios como cashback ao comprar créditos para o celular. O Canaltech conversou com o diretor de serviços financeiros do Surf Group, James Lynch, que explicou melhor a modalidade e a intenção da empresa.

A licitação vencida pela empresa em 2016, para oferecer os serviços de telefonia móvel com a marca dos Correios, também previa a oferta de serviços financeiros, além de logísticos e postais. De acordo com Lynch, a ideia da conta digital surgiu com uma análise do número de clientes da telefonia móvel dos Correios Celulares, que sempre faziam recarga em dinheiro.

“Muitos dos nossos clientes não tinham meio de pagamentos. Percebemos na nossa base quem fazia a recarga com dinheiro e quem usava cartão. Mais de 50% sempre usavam o dinheiro nos Correios ou outro ponto de recarga”, contou o diretor. “Nossa ideia, então, é facilitar a recarga”, completou.

Aí surgiu a oportunidade de oferecer uma conta digital para os clientes. Claro que isso envolve uma série de exigências. Perguntamos sobre a questão da autorização do Banco Central para operar oficialmente como instituição financeira. Há um processo para isso e o BACEN faz algumas exigências que tornam necessário o serviço ser oferecido primeiro, para depois receber a autorização.

Por enquanto a Surf Serviços - ou Surf Pay - vai oferecer aos clientes da operadora móvel virtual Correios Celulares uma opção para, finalmente, serem incluídos entre os brasileiros com uma conta corrente. Para isso, há diversos benefícios, que explicamos abaixo.

Conta corrente ligada à conta pré-paga de celular

Conta corrente oferece muitos benefícios, o que levanta suspeitas (Captura de tela do site Surf Pay)

A conta corrente dos Correios Celulares é controlada pelo aplicativo Surf Pay. Para abrir a sua, basta ter uma linha pré-paga, instalar o app e fazer o cadastro. O número do seu telefone será o número da conta corrente. Tudo muito simples, sem checagem de registro no SPC ou Serasa.

Trata-se de uma conta bancária comum: você pode receber depósitos, fazer transferências, pagar contas e tudo o mais. E não paga taxas, ao menos durante os seis primeiros meses, mas Lynch explicou que isso é um detalhe para o caso de, algum dia, a empresa passar a cobrar alguma tarifa.

A gratuidade inclui, claro, taxas de abertura da conta e de manutenção. Algumas operações, como TED, pagamento de contas e saques são pagas, mas há um reembolso. É possível fazer saques e depósitos nas agências dos Correios e em caixas do Banco 24Horas. "A capilaridade dos Correios, com agências espalhadas pelo Brasil, é essencial para oferecermos serviço a quem não tem acesso ao banco hoje", explicou o diretor.

A conta também dá direito a um cartão de crédito, que é pré-pago. Ou seja, o usuário precisa creditar o dinheiro para poder fazer as compras. Mais ou menos como um cartão de débito, mesmo. Por isso não há consulta no SPC e Serasa: o risco de não pagamento é mínimo.

Também há outros benefícios, como a devolução de parte do dinheiro pago em créditos da conta dos Correios Celulares e a geração de boletos. É assim que a empresa espera atrair o brasileiro que não possui conta no banco.

Com o cartão de crédito pré-pago, o usuário poderá pagar corridas no Uber e outros apps de transporte, assinar conta premium do Spotify e fazer pedidos no iFood. Todos os aplicativos parceiros estão no material publicitário da Surf Pay. “Use seu cartão de crédito pré-pago para comprar em sites, aplicativos e estabelecimentos”, diz a publicação.

Você encontra a lista completa de serviços e links para baixar o app no site da empresa. Porém, não encontramos nos sites dos Correios ou dos Correios Celulares nenhuma menção a tal conta corrente. O Canaltech entrou em contato com a Surf Pay e com os Correios para receber maiores informações e esclarecimentos e esta matéria será atualizada assim que recebermos as respostas.

Não são os Correios, mas há autorização

Cartão pré-pago pode ser usado em apps de serviços na internet (Captura de tela do site Surf Pay)

O Surf Group reconhece que vai aproveitar a confiança que o público-alvo tem na marca dos Correios para atraí-los. Mas é bom deixar claro que não são os Correios que oferecem o serviço, como o próprio orgão estatal nos explicou, por e-mail.

“A Surf Serviços é a responsável pela oferta desses produtos. Os Correios são contratados pela operadora para prestar o serviço de atendimento nas agências, em transações de aporte e saque”, disse a nota da empresa.

Surf Serviços é a empresa por trás da operadora Correios Celulares. Como já explicamos, a licitação prevê outros tipos de serviços além da telefonia, incluindo os financeiros. O diretor do Surf Group falou sobre a missão da empresa ao oferecer a conta digital.

“A gente quer oferecer conta para o público desbancarizado, das classes C, D e E, que usa muito os Correios. Uma coisa que a gente ouve muitos os clientes dizer é que ‘agora posso usar meu cartão para fazer compra na internet, para usar Uber, Spotify, Netflix’. Tem uma população excluída desse mundo hoje. A ideia da conta é, usando a capilaridade dos Correios e a confiança que as pessoas têm na entidade Correios, criar essa inclusão financeira, junto com a inclusão digital que oferecemos com o chip”, concluiu Lynch.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.