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Como a solução de PCaaS da Microcity ajuda empresas a focar nos negócios

Por Redação | 12 de Julho de 2021 às 16h50

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Microcity
Microcity

Estabelecer o departamento de TI de uma empresa ou mesmo expandir sua capacidade exige grandes investimentos, o que pode acabar afetando o planejamento financeiro da companhia. Há ainda uma série de preocupações que é preciso ter em mente ao se implementar um parque de TI.

Algumas das maiores dores de cabeça resultantes do processo incluem o gerenciamento e manutenção das máquinas utilizadas, a segurança dos dados e conexões manuseadas pela equipe, a garantia de disponibilidade das informações em caso de falhas, o acompanhamento e a integração de novas tecnologias, entre diversas outras.

A solução de PC as a Service (PCaaS) busca lidar com esses problemas ao atuar através da terceirização da administração do parque de TI, com o aluguel de desktops, notebooks e outros equipamentos, junto a suporte, manutenção e recursos que atendam às necessidades do cliente. Dessa maneira, empresas que utilizam o serviço podem concentrar os esforços e investimentos em seus negócios.

Microcity é pioneira do PCaaS no mercado brasileiro

Empresa brasileira com quase 40 anos de experiência na área de TI, a Microcity é especializada na locação de computadores e pioneira em outsorcing de TI no país. A companhia foi eleita a maior do Brasil no segmento pela IDC em 2020, e sua solução de PCaaS promove mais produtividade, diminuem custos e aumentam em até 99,9% a disponibilidade do ambiente de TI dos clientes ao lidar com as dificuldades da gestão e implementação do parque.

Parceira Titanium da Dell, a companhia oferece desktops e notebooks da marca equipados com o Windows 10 Pro, versão do sistema operacional que traz soluções para aprimorar a segurança e a colaboração da equipe em qualquer lugar. Além das máquinas robustas, há ainda uma lista completa de serviços que cobrem todo o ciclo de vida dos equipamentos, como o descarte ecológico ao fim do contrato.

Após a contratação, as máquinas são preparadas com a imagem solicitada e um gestor de projetos organiza um cronograma de ativação junto ao cliente. As máquinas são enviadas para todo o Brasil e ativadas por técnicos da Microcity, que instalam, testam e as deixam prontas para uso. O faturamento só é feito depois que o cliente enviar o "aceite".

Com o parque de TI em funcionamento, é realizado um monitoramento preventivo dos aparelhos, para garantir maior disponibilidade. A solução oferece ainda a manutenção do equipamento, mesmo para colaboradores que estejam trabalhando no regime de home office, com cobertura em todo o território nacional.

Outros elementos de destaque do suporte oferecido pela Microcity incluem o estabelecimento de um SLA, com a disponibilização de informações em um portal do cliente em tempo real, criação de imagens específicas conforme as necessidades do contratante, atualização de programas e do sistema operacional, além do oferecimento de ferramentas para aumento da segurança de dados.

O PCaaS da Microcity em cases de sucesso

Alguns dos cases de sucesso da empresa demonstram a versatilidade e os resultados positivos que os serviços prestados, cuja nota de satisfação dos clientes é elevada, podem proporcionar aos contratantes.

Um deles vem de uma das maiores seguradoras do país, responsável pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo Seguro-Desemprego, e que marca presença em programas sociais do governo e em todas as Casas Lotéricas do país. A companhia já possui 5 anos de contrato com a Microcity para 3.000 ativos, com mais de 1.300 chamados ao mês e 97% de disponibilidade.

“A Microcity nos proporcionou um projeto completo, com outsourcing de ativos e serviços de alta qualidade. Tudo foi tão bem executado que pudemos fazer tudo de um dia para o outro, sem que o usuário final percebesse. É um das nossas principais parceiras, confiamos no trabalho que presta e a temos como referência em infraestrutura de outsourcing completa, tanto de ativos, como de serviços”, disse o gerente executivo da empresa, Ricardo Nogueira.

Outro exemplo é o de uma transportadora de carga fracionada, que atua há mais de 40 anos em todo o Sul, Sudeste, Bahia, Sergipe e Ceará. Com auxílio das soluções da Microcity, a companhia já conta com 98% do ambiente de TI na nuvem, economiza R$ 120 mil ao ano e conta com 99,95% de disponibilidade dos sistemas.

“Nossa empresa não vai sobreviver se não embarcar mais tecnologia no seu negócio. Hoje, tudo que eu preciso fazer está na palma da minha mão. Estamos muito felizes com a migração para a nuvem”, afirmou o presidente da transportadora, Marcelo Patrus.