Como logar no Gmail usando códigos alternativos caso você tenha perdido a senha

Por Dimitri Pereira

O Google oferece algumas medidas de segurança para os seus usuários caso as suas credenciais de acesso sejam roubadas. A mais conhecida e eficaz delas é a autenticação em duas etapas, porém, existe uma forma de o usuário acessar a sua conta Google mesmo sem ter acesso ao código de verificação enviado ao seu dispositivo cadastrado. Esse problema ocorre quando o usuário perde o seu smartphone ou outro dispositivo que serve como agente para confirmar a sua identidade, dificultando o acesso.

Essa método alternativo para reaver a conta acontece por meio de códigos gerados na página de configuração. Para configurá-los, siga o passo a passo a seguir.

Passo 1. Vá até a página de autenticação do Google, faça o login com a sua senha. Você vai encontrar a seção das configurações de duas etapas. Localize a opção "Códigos alternativos" e clique em "Configuração" logo abaixo.

gmail codigos

Passo 2. O Google irá então exibir uma lista com vários códigos que podem ser usados para que o usuário faça o login, quando necessário. Recomenda-se que imprima-os ou anote os códigos/senhas e mantenha uma versão dessa cópia guardada junto aos documentos importantes para serem usados em uma emergência.

Cada um desses códigos poderá ser utilizado apenas uma vez, o que significa que você terá um número limitado de acessos extras.

gmail codigos

Passo 3. Ao fazer o seu login no Google, digite normalmente o seu login e senha. Em seguida, na próxima tela, você deverá digitar um dos códigos de emergência que foram gerados nas configurações.

Pronto! Você terá acesso à sua conta novamente e caso tenha mudado o número do seu telefone, reconfigure a autenticação em duas etapas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.