Como fazer com que o Google Maps pare de rastrear a sua localização

Por Dimitri Pereira

Através de relatórios de localização, o Google pode rastrear o seu paradeiro. Você pode achar isso interessante, útil, ou invasivo.

Se você tem o histórico de localização habilitado para o Google Maps, pode ser interessante acompanhá-lo ao longo da semana, mês ou ano só por curiosidade. O Google afirma que seu mapa do histórico de localização é privado e visível apenas para você, mas é bom saber que ele pode ser apagado, em partes ou por inteiro, bem como desativar o recurso de rastreamento futuro.

Saiba, a seguir, onde encontrar o mapa que mostra o seu histórico de localização e como parar com o rastreamento do Google:

Passo 1. Para ver se você tem o histórico de localização ativado, vá até o Menu do Google Maps e clique em "Histórico"

google maps, localização

Passo 2. Depois clique em "Histórico de Localização".

google maps, localização

Passo 3. O seu mapa vai abrir com seus locais visitados marcados e, logo abaixo dele, a informação se o seu histórico está ativado ou não. (Você também pode encontrar essa configuração em "Informações Pessoais" na seção "Privacidade" na página de sua conta Google).

google maps, localização

Passo 4. Ali há a opção de pausar ou desligar o Histórico de Localização do Google. Basta clicar no interruptor para modificá-lo.

Passo 5. A desativação do Histórico de Localização, no entanto, não apaga o registro passado. Se você quiser remover todos os locais que o Google armazenou, clique no ícone de engrenagem no canto inferior direito do seu mapa e escolha "Excluir todo o Histórico de Localização".

google maps, localização

Passo 6. Você pode também excluir o seu paradeiro por um único dia, ou mesmo um único lugar de um mesmo dia. Basta escolher o dia a partir do Menu no canto superior esquerdo do seu mapa.

google maps, localização

Passo 7. Você verá uma lista de suas paradas nesse dia. Basta clicar sobre os 3 pontinhos, e, em seguida clicar em "Remover parada do dia".

google maps, localização

Gostou desse tutorial? Deixe um comentário!