Como a IA pode ser usada por executivos durante o trabalho?
Por Emanuele Almeida |

Para além de desenvolvedores, engenheiros e cientistas de dados que utilizam a inteligência artificial diariamente em suas funções, pessoas em cargos de liderança estratégica também recorrem à ferramenta, principalmente para compreender informações relevantes com rapidez.
- O que significa quando uma empresa diz que vai treinar IA com dados dos usuários
- O que é 'Modo IA' no Google? Veja como usar o novo recurso de busca
Como executivos usam a IA?
O site Business Insider conversou com executivos de grandes empresas como Walmart, IBM, Cisco e Booking Holdings para mapear atividades que líderes desses negócios já realizam com a ajuda da IA. Confira alguns exemplos:
Identificação de candidatos para cargos específicos
A diretora de pessoas do Walmart, Donna Morris, supervisiona um dos maiores grupos de trabalhadores dos Estados Unidos e utiliza a IA para identificar candidatos a posições específicas. Para isso, recorre a ferramentas como Perplexity e ChatGPT, formulando perguntas sobre a formação ideal para determinada função e cruzando os resultados com os perfis já selecionados em plataformas como LinkedIn.
Revisão de e-mails e criação de códigos
O vice-presidente executivo de plataformas globais de tecnologia do Walmart, Sravana Karnat, afirma usar a IA para revisar e-mails e pesquisar terminologias desconhecidas. Ele também recorre à ferramenta para auxiliar na criação de códigos e na detecção de erros, embora ressalte que o trabalho ainda exige revisão manual.
Redução de etapas burocráticas na gestão de pessoal
Na IBM, a vice-presidente Corinne Sklar utiliza a IA no gerenciamento de transferências internas de funcionários. Antes considerado um processo burocrático, hoje 94% das tarefas de RH relacionadas a essa área já são executadas pela tecnologia.
Revisão e ajustes de linguagem
Na Cisco, a executiva Francine Katsoudas aplica a IA em atividades de comunicação. A vice-presidente e chefe de RH utiliza as ferramentas para revisar textos ou ajustar a linguagem, sobretudo em preparativos para reuniões e pautas complexas.
Feedback em palestras
Na Booking Holdings, o CEO Glenn Fogel utiliza a IA para melhorar sua performance em apresentações. Ele grava suas palestras e as envia ao chatbot, que devolve feedbacks sobre tempo, postura e sugestões para aprimorar a oratória e a comunicação corporal.
Leia mais:
- Por que a IA usa tanta energia? Há duas partes focais: treinamento e inferência
- Google vai treinar 200 mil pessoas em IA de graça; veja como participar
- Especialista explica por que não revelar dados pessoais a uma IA
VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)
Fonte: Business Insider