Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Claro faz parceria com Google e passa a oferecer RCS comercialmente

Por| 14 de Novembro de 2019 às 16h19

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A Claro começou a oferecer um novo serviço de troca de mensagens para seus assinantes, chamado RCS (sigla de Rich Communication Services, ou “serviços de comunicação avançados”), que é considerado a evolução do SMS. A operadora entrou em acordo com o Google, que será o fornecedor da plataforma para que a ferramenta funcione.

A gigante das buscas é a responsável pelo novo formato de mensagens, inclusive. O app Android Mensages foi o primeiro a oferecer essa opção, que permite ao usuário enviar texto, áudio, fotos e vídeo. É como se os recursos do WhatsApp chegassem ao SMS.

Agora, o Brasil tem três operadoras com oferta comercial do RCS. Além da Claro, Oi e Vivo já lançaram a novidade por aqui, enquanto a Nextel está em fase de testes. Todas elas utilizam a plataforma do Google para a troca das mensagens.

Poucos países já têm o RCS em mais de duas operadoras. Além do Brasil, apenas México, França e Inglaterra, sendo que nesses dois últimos o Google permite que qualquer operadora use sua plataforma via Google Guest Cloud, mesmo que não firme parceria direta. Nos EUA, as quatro maiores operadoras têm acordo para lançarem o RCS juntas em 2020.

Continua após a publicidade

Fonte: Mobile Time