Chatbot feito por alunos da USP vence hackathon internacional de IA; confira
Por João Melo |

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um sistema de verificação de fatos baseado em inteligência artificial (IA) que venceu um hackathon internacional. Chamado "Tá certo isso AI?", o chatbot opera diretamente no WhatsApp e checa informações a partir de fontes confiáveis.
- GAIA, Amazônia e mais: 5 IAs generativas brasileiras
- O que é Latam-GPT? Conheça o modelo de IA para a América Latina
Cauê Paiva Lira, Luiz Felipe Diniz Costa e Pedro Henrique Ferreira Silva são os alunos por trás da ferramenta — todos graduandos do curso de Ciência da Computação no campus de São Carlos da USP.
O bot tem o objetivo de combater a desinformação de forma rápida e acessível, permitindo que qualquer pessoa verifique uma mensagem com poucos toques, sem precisar sair do mensageiro da Meta.
“Nós focamos muito na experiência do usuário, para que, inclusive, pessoas com pouca familiaridade com tecnologia pudessem usar”, ressaltou Silva em entrevista ao Jornal da USP.
Projeto criado em apenas 10 horas
O projeto foi desenvolvido em 2025, durante um hackathon do grupo de extensão Rede de Avanço em Inteligência Artificial (RAIA), da USP. O desafio era voltado a soluções de combate às fake news, e os estudantes tiveram apenas 10 horas para propor a ferramenta.
A criação da plataforma pública de análise levou os universitários à conquista do Programa AI4Good, um desafio promovido pela Brazil Conference.
O resultado credenciou os alunos a apresentar a ferramenta na 12ª edição da Brazil Conference, que acontece em março deste ano nos campi da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, nos Estados Unidos.
Como funciona o chatbot de verificação
O "Tá certo isso AI?" opera totalmente no WhatsApp e não requer a instalação de outros aplicativos. Para utilizá-lo, basta adicionar o número do sistema aos contatos (35 8424-8271) e, em seguida, encaminhar ao chatbot qualquer conteúdo suspeito.
O bot oferece suporte para analisar textos, links, imagens, áudios, vídeos e até figurinhas enviadas pelos usuários.
Após alguns segundos de verificação, o chatbot informa quais informações são verdadeiras ou falsas, além de indicar as fontes utilizadas.
Outra forma de usar a tecnologia para checar dados é adicionando o bot a um grupo no WhatsApp. Assim, sempre que surgir uma mensagem questionável, basta digitar “@” e marcar o chatbot para que ele realize a checagem instantaneamente na conversa.
Além da integração com o WhatsApp, os desenvolvedores também criaram uma plataforma de analytics. Com esse recurso, as mensagens encaminhadas no aplicativo alimentam um painel público no site do projeto (tacertoissoai.com.br).
Lá, é possível verificar diversos dados, como o número de checagens realizadas — 893 até a última atualização desta matéria — e as porcentagens de conteúdos classificados como falsos. Os usuários também podem acompanhar quais foram as últimas verificações feitas pelo "Tá certo isso AI?"
Leia também: