CEO da Nokia afirma que compra da Alcatel irá aumentar potencial para redes 5G

Por Redação | 19 de Novembro de 2015 às 10h22

Segundo o presidente-executivo da Nokia, Rajeev Suri, a compra da rival Alcatel-Lucent, que trabalha com fabricação de equipamentos para redes, irá fornecer à companhia finlandesa uma oportunidade maior para investimentos em novas tecnologias, incluindo equipamentos móveis destinados à internet 5G, ao mesmo tempo que a empresa reduz seus próprios custos.

A Nokia fez uma oferta de € 15,6 bilhões para a compra da Alcatel-Lucent. Como uma aquisição desse porte leva tempo para ser concluída, a compra ainda não está consumada. No entanto, de acordo com Suri, a finlandesa está evoluindo rapidamente no processo de fechamento da aquisição. "O próximo ano é chave, é por isso que o timing de nossa aquisição é bom", disse Suri.

Segundo o CEO, a compra chega em um momento em que a indústria se prepara para desenvolver a próxima geração de redes 5G, que devem começar a ser difundidas por volta de 2020. Para a Nokia, a aquisição irá aumentar significativamente os investimentos em pesquisa e ajudará a empresa a se posicionar melhor no mercado de novas tecnologias. A companhia franco-americana gasta cerca de € 4,7 bilhões em pesquisas e desenvolvimento, enquanto que a Nokia não gasta nem a metade deste valor. "Temos mais escalas para investir em 5G do que teríamos se estivéssemos sozinhos", assumiu o chefe da Nokia.

Com o avanço da Internet das Coisas, carros conectados, demanda maior da indústria e dispositivos vestíveis, os equipamentos 5G precisarão lidar com essa demanda, enquanto que a conexão 4G fica destinada a lidar principalmente com o tráfego de computadores e smartphones.

As duas empresas trabalhavam com dois portfólios distintos de conexão 4G, mas com a fusão poderão se concentrar tanto em investimentos como em comercialização e em uma única linha de produtos 5G.

Fonte: Reuters

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/reuters/2015/11/18/ceo-da-nokia-diz-que-compra-da-alcatel-aumentara-sua-potencia-para-redes-5g.htm

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.