Publicidade

Canadá acusa TikTok de não proteger dados de menores de 13 anos

Por  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

O TikTok foi acusado por uma investigação canadense de não proteger corretamente os dados de crianças que utilizam o aplicativo. O caso foi investigado pelo comissário de privacidade do Canadá, Philippe Dufresne, e por outros oficiais de proteção de privacidade do país. 

De acordo com as descobertas de Dufresne e sua equipe, centenas de milhares de crianças usam o TikTok no país norte-americano, mesmo com a empresa afirmando que pessoas com menos de 13 anos não deveriam utilizar seu aplicativo.

Mas, a principal descoberta da investigação é o fato de que o TikTok coletou os dados pessoais de o que classificaram como “um grande número” de crianças canadenses. Estes dados são utilizados para direcionar conteúdos e também anúncios na internet. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

À BBC, um porta-voz do TikTok afirmou que “apesar de não concordarmos com algumas das descobertas, nós nos mantemos dispostos à manter forte nossa transparência e práticas de privacidade”. O porta-voz não especificou quais são os pontos em que discordam. 

A empresa chinesa afirmou também que vai implementar diversas medidas para fortalecer a plataforma no Canadá.

O Canaltech entrou em contato com a assessoria do TikTok do Brasil, que reforçou o posicionamento da empresa à BBC.

Relações conturbadas na América do Norte

A relação conturbada do TikTok com o Canadá não é a primeira, e nem a mais complexa, na América do Norte.

Desde 2024 a empresa chinesa enfrenta críticas e acusações de espionar cidadãos dos Estados Unidos a partir de seus dados

Ainda no governo do ex-presidente dos EUA Joe Biden, o país aprovou uma lei que obrigava o TikTok a vender sua operação local para que continuasse a operar por lá. 

A situação caiu no colo de Donald Trump, que assumiu a presidência em 2024, e desde então o republicano tem adiado a data limite para venda do TikTok para algum comprador dos EUA.

Continua após a publicidade

Recentemente, o governo estadunidense anunciou que o app deve ser vendido em breve, e que a Oracle será responsável por operar o algoritmo de recomendação do TikTok no país. 

Desde o início das negociações, a ByteDance, empresa dona do TikTok, afirmou que não compartilharia o algoritmo, que é o grande diferencial do app, com os futuros vendedores. 

Já a Oracle, que administra uma parte do setor de TI do TikTok, é uma das potenciais compradoras. Larry Ellison, CEO da empresa e uma das pessoas mais ricas do mundo, recebeu a benção de Trump para uma possível compra. 

Veja também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Por que seu CELULAR fica LENTO e "MORRE" tão rápido?