Cabify deverá iniciar operações no Rio de Janeiro durante Olimpíada

Por Redação | 11.08.2016 às 15:05

A empresa espanhola de transportes urbano via aplicativo Cabify pretende iniciar suas operações no Rio de Janeiro ainda neste mês de agosto, durante os Jogos Olímpicos. De acordo com o diretor de Operações da Cabify Brasil, Daniel Velazco-Bedoya, o lançamento dos serviços da empresa na cidade já estava sendo planejado e coincidiu com a realização da Olimpíada.

No Brasil, a empresa atua apenas na cidade de São Paulo desde junho deste ano. Visto que ainda não há regulamentação deste tipo de transporte no Rio de Janeiro, a Cabify pretende atuar através de uma liminar judicial caso haja alguma oposição da prefeitura — o Uber já opera desta forma na cidade. Para a Cabify, existe uma incoerência entre as leis federais e municipais, o que permitiria a operação da empresa na cidade.

"O caráter da legislação municipal bate com a federal, tem um problema de jurisdição. Baseado nisso, a gente tem confiança de entrar (no mercado carioca), inclusive com o nosso time legal apresentando uma liminar", afirmou. Velazco-Bedoya contou também que a Cabify está em contato com as autoridades municipais, em um esforço para que consiga uma regulamentação dos serviços de transporte na cidade.

Enquanto isso não acontece, a empresa já iniciou seus preparativos para o lançamento e anunciou que cerca de 5 mil candidatos se inscreveram para trabalhar como motoristas no Rio de Janeiro. Todos eles ainda devem passar por um processo de seleção antes de se tornarem parceiros da plataforma.

A empresa também prevê o início das operações em outras cidades, como Belo Horizonte e Porto Alegre, nas próximas semanas, sendo que, na capital gaúcha, motoristas já passaram pelo processo seletivo da companhia. Embora não divulgue qualquer informação sobre a quantidade de motoristas atuando no país, Velazco-Bedoya afirmou que os projetos de expansão da empresa continuam evoluindo.

Via Reuters