Brasileira Semantix adquire operação da Atos na América do Sul
Por Marcelo Fischer Salvatico |

A Semantix, empresa brasileira de dados e inteligência artificial (IA), anunciou na última semana a assinatura de um acordo para adquirir as operações do grupo francês Atos na América do Sul.
- 6 principais aquisições do mercado tech em 2025
- Salário de R$ 19 mil: guia mostra as profissões de tecnologia em alta em 2026
O movimento visa consolidar a companhia como uma das maiores plataformas de tecnologia, dados e IA da região sul-americana.
Com a conclusão da transação, que está prevista para os próximos meses, a Semantix expandirá sua presença física para Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e México.
A operação integrada – Semantix e Atos – terá aproximadamente 2,8 mil profissionais especializados em projetos de alta complexidade. Além disso, a empresa brasileira incorpora novas capacidades em seu portfólio, como soluções em cibersegurança, nuvem, gestão de aplicações, automação e sistemas SAP.
Desde o anúncio da venda, as ações da Atos subiram em mais de 4% na Bolsa de Paris.
O plano "Genesis" e a reestruturação da Atos
A venda das operações sul-americanas faz parte de um processo global da Atos, denominado “Genesis”. O plano tem duração de quatro anos e busca retomar o crescimento sustentável e a rentabilidade do grupo francês.
A Atos quer focar em localidades que são chave para a companhia, além de ativos estratégicos de nuvem, segurança e IA. A empresa tem cerca de 67 mil funcionários e faturamento anual próximo a 10 bilhões de euros.
A unidade da América do Sul – que deve ser adquirida pela Semantix – representa cerca de 4% do quadro total de funcionários da francesa.
Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados, mas se sabe que o acordo estabelece que a Semantix será o fornecedor preferencial da Atos na região, garantindo a continuidade do atendimento a clientes locais e globais.
Mudanças na liderança e expansão regional
A fusão das operações resultará em mudanças no quadro de lideranças da Semantix. Nelson Campelo, que é o atual CEO da Atos na América do Sul, será o novo CEO da Semantix.
Leonardo Santos Poça D’Água, atual CEO da brasileira, atuará como presidente executivo focado em estratégia de longo prazo e inovação.
De acordo com o novo Executive Chairman, a aquisição acelera a capacidade de entrega da Semantix em setores altamente regulados, como serviços financeiros, saúde, telecomunicações e energia.
O objetivo é utilizar a infraestrutura operacional herdada da Atos para fortalecer a governança e a aplicação de IA em indústrias críticas e órgãos governamentais em todo o continente.
Veja também:
- Mulheres devs ganham espaço na América Latina, mas IA muda o jogo
- Oferta de vagas que exigem IA aumentou 65% em 2025, revela estudo
- Como preparar a geração da inteligência artificial? Saiba o que muda na educação
Ouça o Podcast Canaltech: