Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Black Friday | Intenção de compras cresce entre brasileiros, aponta pesquisa

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Setembro de 2023 às 11h57

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Samsung)
(Imagem: Divulgação/Samsung)
Tudo sobre Google

Os brasileiros estão com mais vontade de fazer compras na Black Friday deste ano, de acordo com um nova pesquisa realizada pela Offerwise e solicitada pelo Google.O levantamento foi feito com base em 1.800 pessoas das classes A, B e C, em que dois terços afirmaram que pretendem comprar algo durante a temporada de promoções.

No total, foram 20 categorias de produtos analisadas pela pesquisa, com aumento na intenção de compras em 16 delas. O maior destaque vai para o ramo de beleza e perfumaria, que viu um acréscimo de 18 pontos percentuais em relação à Black Friday do ano passado.

Além disso, a parte de eletrodomésticos e eletroportáteis também ganhou mais atenção do consumidor, com aumentos de 10 e 9 pontos percentuais, respectivamente.

Continua após a publicidade

O preço baixo é o fator mais determinante para as compras na Black Friday, já que foi citado por uma entre cada quatro pessoas que participaram da pesquisa. Contudo, o consumidor também tem se preocupado com a qualidade dos produtos adquiridos, quesito que ficou em segundo lugar entre os mais importantes para os brasileiros.

Outros aspectos levados em consideração também incluem a confiabilidade da loja, site ou aplicativo em que a compra será realizada — algo especialmente importante com o aumento exponencial de golpes e sites fraudulentos dos últimos anos. Fatores como custo de frete e tempo de entrega também são importantes para os compradores.

Continua após a publicidade

Segundo a diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil, Gleidys Salvanha, a confiança dos consumidores no Brasil está no seu maior nível desde antes da pandemia. Ela ainda destacou que algumas das categorias com maior crescimento no curto prazo “não são as mais tradicionais da Black Friday”, como a parte de eletrônicos.

Itens mais caros tendem a pesquisas mais antecipadas

Contudo, a compra de itens mais caros tem levado a uma pesquisa mais antecipada por parte dos compradores. Estima-se que seis a cada dez brasileiros que queiram comprar TVs, equipamentos de áudio e vídeo, eletrodomésticos e celulares pesquisem sobre os produtos com um mês ou mais de antecedência em relação à aquisição.

Continua após a publicidade

De acordo com a diretora de Commerce para médias empresas do Google Brasil, Nathalia Camargo, há uma relação direta entre o preço do produto e a antecipação das pesquisas. Além disso, ela reiterou que 91% dos consumidores realizam pesquisas online antes de comprar.

O fato é reforçado por estatísticas extras do Google, que mostram um aumento de 24% nas pesquisas pelo termo “Black Friday” na plataforma, mesmo que ainda faltem quase dois meses para o início do evento.

Jornadas de consumo em foco

O Google ainda revelou algumas novas estratégias para entender o comportamento do consumidor, como a definição de quatro padrões principais: os entusiastas, os preparados, os criteriosos e os cautelosos.

Continua após a publicidade

A partir de cada perfil, é possível realizar comparações diretas em diferentes categorias de produtos, e assim encontrar até 130 milhões de possibilidades de jornadas de compra.

Segundo o que disse o líder de produtos de performance do Google Brasil, Rodrigo Paloetti, cada categoria tem uma jornada diferente, com maior heterogeneidade.

Como exemplo, é possível que a aquisição de alimentos traga uma jornada mais off-line que a de roupas ou celulares. Além disso, no primeiro caso a antecipação das pesquisas é menor, com uma média de apenas sete dias.

Continua após a publicidade

A Black Friday de 2023 terá início no dia 24 de novembro, e terá cobertura completa do Canaltech — inclusive com as melhores ofertas em tempo real por meio do Canaltech Ofertas.