Black Friday 2025: Brasil deve movimentar R$ 15 bilhões e bater recorde
Por Claudio Yuge |

A Black Friday de 2025 promete ser histórica para o varejo brasileiro. De acordo com um levantamento exclusivo do Datafolha, a data deve gerar um volume de negócios impressionante, com a projeção de que a movimentação financeira atinja a marca de R$ 15 bilhões em todo o país.
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Este número coloca a edição de 2025 como uma das mais significativas, consolidando o evento como o principal motor de vendas e liquidez para o comércio antes do Natal. Apesar de a pesquisa não detalhar o peso exato de cada setor, a tendência é que o e-commerce continue sendo o grande motor desse crescimento.
Nos últimos anos, a Black Friday se transformou em um evento majoritariamente digital, onde os consumidores buscam as melhores ofertas com o conforto da tela do celular ou computador. A forte expectativa de vendas é sustentada por dois pilares: a busca por descontos reais e a antecipação do consumo de Natal.
Após períodos de inflação e incertezas econômicas, o consumidor está mais atento e a procura por preços verdadeiramente agressivos — especialmente em eletrônicos, linha branca e itens de consumo durável — deve impulsionar as compras. Além disso, muitos brasileiros utilizam a Black Friday para adiantar a compra de presentes e itens de alto valor agregado, aproveitando os descontos para aliviar o orçamento de fim de ano.
A penetração do smartphone e a popularização das ferramentas de chat commerce e atendimento via IA (como visto em outras notícias) indicam que o consumidor de 2025 estará ainda mais conectado e exigente. A busca por comparações de preço e a monitoração de ofertas em tempo real devem ser a tônica da data.
Empresas de tecnologia e plataformas de vendas que investiram em logística eficiente e sistemas de pagamento rápidos devem ser as grandes beneficiadas dessa movimentação bilionária. O desafio, como em todo ano, será garantir a cibersegurança das transações e evitar frustrações com o temido "preço pela metade do dobro".
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