Black Friday 2025: apenas 14% das empresas têm uso avançado de IA, diz Google
Por Emanuele Almeida • Editado por Claudio Yuge |

Em preparação para a Black Friday, apenas 14% das empresas brasileiras estão nos estágios mais avançados de uso de soluções de inteligência artificial (IA) para impulsionar negócios e alavancar vendas.
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O dado é do índice gMataAI, criado pelo Google para medir a maturidade digital de grandes anunciantes do país. Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira (28), durante o evento Google Black Friday, realizado nesta quinta-feira (28) na Arena Allianz, em São Paulo, que contou com a presença do Canaltech.
Média de maturidade digital ainda é baixa
A média de maturidade dos negócios analisados ficou em 46%, percentual considerado baixo. O número reflete as dificuldades, inclusive de grandes empresas, em expandir o uso de IA nos processos internos.
Apesar disso, o estudo indica que quatro em cada 10 companhias já utilizam soluções de inteligência artificial em suas operações, influenciando diretamente o desempenho em datas como a Black Friday. O dado mostra interesse crescente dos empreendedores, mas também barreiras para a integração das ferramentas.
Segundo Claudia Tozetto, diretora de comunicação do Google, a empresa tem buscado apoiar o setor por meio de treinamentos.
“Lançamos recentemente uma parceria com o Sebrae para ajudar pequenos negócios em IA e presença digital. Outras iniciativas de capacitação também são realizadas em negociações com empresas”, afirmou.
Varejo e moda se destacam no uso de IA
Setores como o Varejo Multicategoria e Moda se destacam com os níveis mais altos de maturidade e alcançam números de 76% e 68% no gMat4AI, respectivamente. Telecomunicações e Viagens vêm em seguida, com 66% e 61% cada.
"Setores como varejo e moda online, que têm acesso direto a dados como valores e recorrência de compra, partem de uma posição de vantagem", avalia o diretor de produtos e soluções publicitárias do Google Brasil, Gustavo Souza.
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