Aprenda a medir distâncias no Google Earth

Por Dimitri Pereira

O Google Earth oferece importantes ferramentas para criar rotas em mapas. Ele é gratuito e facilita o trabalho de quem quer programar algum caminho e não pode pagar por sistemas específicos. Mas a solução também é usada por geógrafos, geólogos e outros profissionais para medirem terras e paisagens. O utilitário tem gráficos 3D e é compatível com os sistemas operacionais Windows, Mac OS e Linux.

Você também pode utilizar esse serviço para medir espaços entre dois pontos com um traçado feito a mão desenhando no programa. Aprenda como fazer a seguir.

Passo 1. Para calcular essas medidas você precisa, antes de tudo, traçar o desenho no mapa correspondente à área que deseja medir. Você faz isso clicando no ícone de traçado, como na imagem.

google earth como medir

Passo 2. Para facilitar, afaste a janela pop-up para o lado e trace o caminho entre os dois pontos no mapa. Quanto mais zoom estiver na imagem, mais fácil será achar os pontos e mais específica será a medição.

Passo 3. Quando finalizar, volte a janela pop-up para o lugar e verifique na aba "Medidas" a distância em quilômetros ou em outras 10 unidades de medida oferecidas.

google earth como medir

Passo 4. O mesmo acontece para medir áreas definidas. Use a ferramenta de caminho e desenhe a área limitada sobre o terreno para saber a distância total de seus lados.

google earth como medir

Esse serviço de caminhos é ideal para medir as distâncias, porém, para saber a área de terrenos no programa, você precisará usar a ferramenta de polígonos e um outro serviço online para fazer o cálculo das coordenadas.