Publicidade

Amazon e Spotify fecham parceria para anúncios mais segmentados no app de música

Por  | 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

O Spotify anunciou nesta semana novas ferramentas e parcerias em seus canais de compra programática de mídia digital. A plataforma ampliou o acesso ao Spotify Ad Exchange (SAX) e agora pode se integrar ao sistema de anúncios da Amazon

As novidades também incluem inteligência artificial (IA), como no Ads Manager, que agora usa da tecnologia para realização de testes A/B.  

As compras programáticas são um modelo em que a compra de anúncios é feita de forma automatizada, usando dados e algoritmos para definir em tempo real onde e para quem a publicidade será exibida.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quais são as novas ferramentas?

O anúncio que mais deve impactar os anunciantes é a integração do app de streaming de músicas com o Amazon DSP, sistema de compra de mídia digital da Amazon. 

A parceria permite que os anunciantes utilizem dados exclusivos da empresa, os “first party signals”, que são informações coletadas diretamente dos consumidores. Com estes dados, é possível segmentar com mais efetividade campanhas de áudio e vídeo dentro do Spotify.

O SAX também terá mudanças. Agora, será aberto para publicadores hospedados no Megaphone, serviço de hospedagem de podcasts do Spotify. 

Já no próximo ano, estes criadores poderão vender suas próprias campanhas publicitárias em um modelo conhecido como private marketplace (PMPs), que permite acordos diretos e personalizados com anunciantes.

Por fim, o Spotify Ads Manager ganha integração com a plataforma Smartly, que usa IA para criação, automação e mensuração de campanhas. 

A ferramenta também recebe o Split Testing, recurso para testes A/B, que permite que o anunciante meça o desempenho de diferentes versões de anúncios com métricas como cliques, custo por conversão e taxa de instalação de aplicativos.

Continua após a publicidade

Qual o impacto para os anunciantes?

Para os anunciantes, as novidades trazem mais precisão e controle sobre as campanhas

A integração com o Amazon DSP permite que se atinja públicos mais relevantes, otimizando o investimento em mídia. Já com o Split Testing com IA, as marcas terão dados mais assertivos para identificar quais tipos de anúncio geram mais engajamento e retorno. 

Para os publishers de podcast, especialmente os que utilizam o Megaphone, a abertura do Spotify Ad Exchange cria novas oportunidades de monetização. Agora, poderão negociar diretamente com diferentes anunciantes e ampliar suas receitas. 

Continua após a publicidade

E para os usuários?

Para quem apenas é usuário do Spotify, o impacto estará na personalização. A expectativa é que os anúncios estejam mais relevantes e adequados ao perfil de cada ouvinte, comprometendo menos a experiência. 

Dados da própria plataforma mostram que o Spotify é um ambiente propício para bons anúncios: 90% dos usuários utilizam o app diariamente, em média, por mais de 2 horas. Além disso, 65% consideram que o tempo gasto por lá é mais positivo do que em redes sociais.

Veja também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Quem deveria comprar os novos iPhone 17, iPhone 17 Air, iPhone 17 pro e iPhone 17 Pro Max?