Adobe mostra como a IA já redefine marketing e segurança digital
Por Anaisa Catucci |

Em um cenário onde a Inteligência Artificial (IA) domina o discurso corporativo, a Adobe realizou nesta quarta-feira (1º) o "Adobe Innovation Day: Experience AI" em São Paulo, focado em demonstrar a aplicação prática da tecnologia em marketing e criatividade.
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O evento marcou o lançamento do Adobe LLM Optimizer, uma solução que visa redefinir a otimização de conteúdo, migrando o foco do tradicional SEO (Search Engine Optimization) para o novo GEO (Generative Engine Optimization).
Em entrevista exclusiva ao Canaltech, a country manager da Adobe, Mari Pinudo, destacou que a Inteligência Artificial da companhia opera com transparência e segurança nas decisões com um suporte integrado a toda a jornada do cliente.
Questionada sobre a implementação de IA em larga escala, a executiva afirmou que a tecnologia deixou de ser um tópico isolado, e que agora é um elemento embarcado e essencial em todos os processos de marketing e criatividade.
"A IA precisa ser incorporada no trabalho. Ela está suportando a plataforma, suportando o processo para que o conteúdo chegue a todas as pessoas no momento certo, no contexto certo", explica.
Ela ressalta que essa integração é o que permite a hiperpersonalização em tempo real para os clientes. A capacidade de medir e ajustar campanhas ponto a ponto dentro da plataforma é o que permite aos usuários manterem a visibilidade sobre as decisões tomadas pela IA, diferentemente de soluções gerativas que operam de forma isolada.
Performance em tempo real e a velocidade
Em um ambiente de marketing onde a velocidade é crucial, Mari destacou a modularidade das soluções de performance da Adobe. Ferramentas como o marketing para performance, suportado por IA generativa, podem ser plugadas em sistemas já existentes para medir o comportamento do cliente a qualquer momento.
"Você consegue tomar decisões de ofertas, de atendimento, de cross-sell, de up-sell e qual é a campanha que eu tenho que mandar para o ar nesse momento com base no teste AB que eu estou fazendo," explica.
A agilidade permite que as equipes de marketing modifiquem imediatamente o contexto de uma campanha que não performou bem ou a realoquem para o canal mais eficiente, medindo a performance em tempo real, segundo a executiva.
Segurança e propriedade intelectual
Diante da volatilidade do mercado latino-americano e da popularidade de ferramentas acessíveis como CapCut e Canva, a executiva Mari definiu a segurança como o pilar da estratégia da companhia para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
A prioridade, segundo ela, é a proteção do conteúdo e da propriedade intelectual das PMEs. Dessa forma, as empresas podem concentrar seus esforços na criação de conteúdo de impacto, com a garantia de que sua marca e seus ativos digitais estão protegidos contra uso indevido.
Para Mari, a IA nas ferramentas da Adobe vai além do hype e é possível verificar nas demonstrações feitas e possibilidades de aplicações apresentadas.
“É experimentação, é a atividade prática para você entender como é que muda atividades do marketing na ponta", disse. "Para você mudar a tua forma de trabalhar de forma mais inteligente, intuitiva, considerando essas ferramentas que já estão disponíveis com toda a segurança e proteção que precisa ter."
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