Projeto propõe painel solar na Lua para abastecimento energético da Terra

Por Redação | 03 de Dezembro de 2013 às 08h10
photo_camera Divulgação

Já pensou na Lua como uma alternativa energética usando energia solar? Pois uma empresa japonesa sim. A Shimizu Corporation, com sede em Tóquio, propôs recentemente um projeto chamado Lunar Ring (anel lunar), composto por milhares de painéis solares ao redor da lua para coletar energia solar.

O sistema seria muito mais eficiente do que placas solares aqui na Terra, pois não estaria sujeito ao mau tempo nem à noite, e serviria como uma fonte constante durante o ano todo. A energia coletada pelas placas seria então transportada por cabos até estações transmissoras apontando para nosso planeta, que converteriam-na para micro-ondas, e um laser transmitiria essa energia para cá. O anel de painéis seria colocado no equador da lua, e poderia chegar a 400km de comprimento.

Lunar Belt 2

A empresa afirmou que poderia iniciar a construção já em 2035 caso consiga investimento suficiente, porém não divulgou o valor que seria gasto para uma obra de tal magnitude.

A proposta pode parecer absurda para muitos, mas tem atraído interesse, pois energias renováveis têm ganhado bastante atenção no Japão. O país tem passado por sérios problemas energéticos, pois 30% de sua energia elétrica era gerada por usinas nucleares, mas após o desastre de Fukushima, todas elas foram fechadas e o governo agora procura outras opções energéticas.

Além disso, a empresa é muito respeitada no Japão, sendo uma das 5 maiores empreiteiras do país e uma das 20 melhores do mundo, com diversas obras ao redor do planeta. A companhia possui ainda dois outros projetos chamados "Dream megaprojects concept": o Desert Aqua-net plan, para criar canais e levar água para os desertos, e o "Enviromental Island", uma cidade flutuante na linha do Equador, com muito verde, um lugar dos sonhos.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!