Marissa Mayer planeja transformar o Yahoo! em um grande portal móvel

Por Redação | 31 de Janeiro de 2013 às 09h05
photo_camera CNET

Desde que assumiu o Yahoo!, Marissa Mayer tem se empenhado em reestruturar a companhia e torná-la competitiva novamente no mercado, além de ampliar seus rendimentos. O trabalho da atual CEO começou a ter resultado com o primeiro crescimento anual da empresa em quatro anos - tímido por enquanto, de 2% anual. Mas Marissa planeja transformar o Yahoo! em um portal móvel com experiência do usuário personalizada.

Segundo o CNET, os resultados do quarto trimestre de 2012 do Yahoo! fizeram com que os analistas recuperassem sua esperança na empresa, e desde a nomeação de Marissa Mayer, as ações da companhia subiram cerca de 30%. A executiva também afirma que 95% dos funcionários do Yahoo! tiveram seu otimismo restaurado sobre o futuro da empresa.

Em apenas seis meses, Marissa transformou os escritórios do Yahoo! com base em sua experiência prévia no Google, garantindo refeições gratuitas aos funcionários, deixando de adotar o BlackBerry, reuniões semanais, recrutando ex-funcionários do Google, lançando novos produtos, renovando as vendas e assinando contratos com outras produtoras de conteúdo como a NBC Sports e a Warner Media. No entanto, a executiva considera que sua principal missão é tornar o Yahoo! algo valioso para os usuários finais, fazendo com que eles acessem o Yahoo! todos os dias.

Assim como outras companhias, Marissa Mayer está focando seus negócios na condução e criação de uma ferramenta móvel robusta e imersiva através dos seus dispositivos móveis. A executiva ainda prevê que o Yahoo! será um dos serviços predominantes da era móvel, graças ao seu conteúdo abrangente e voltado para as plataformas móveis (e-mail, previsão do tempo, notícias, esportes, jogos, fotos entre outros).

"O bom do Yahoo! é que nós temos todos os conteúdos que as pessoas querem em seus telefones celulares. Nós temos todos esses hábitos diários", afirmou a executivo em entrevista à Bloomberg. "Eu acredito que sempre que você tem um hábito diário e dá muito valor a isso, não há somente a oportunidade de oferecer esses valores aos usuários finais, mas a chance de criar um bom negócio".

Especialistas acreditam que Marissa Mayer será a única pessoa capaz de conduzir o Yahoo! à era móvel e promover a integração com as ferramentas sociais, otimizando os conteúdos para os dispositivos móveis, realizando parcerias com provedores de mapas e localização, monetizando e levando a capacidade de personalização do conteúdo a um ponto mais profundo. Além disso, a executiva afirmou durante o anúncio dos resultados da empresa que os analistas não devem esperar do Yahoo! um grande crescimento neste ano e que bons rendimentos ainda devem demorar para chegar - Marissa Mayer também indicou que "melhores momentos estão por vir" para a empresa.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.