Google+ ganha filtros para fotos e vídeos e Hangout tem novo suporte a SMS

Por Redação | 30.10.2013 às 14:04

O Google apresentou novas "armas" para sua guerra contra o Facebook, com novos filtros de edição de fotos e vídeos para sua rede social Google+, além de novidades no Google Hangouts.

O Google+ vem crescendo em ritmo até acelerado, mas ainda não consegue fazer frente ao Facebook. No entanto, a rede possui recursos e design até mesmo superiores ao concorrente em muitos aspectos. Agora, de acordo com o Übergizmo, o Google parece estar tentando uma abordagem diferente para superar o rival, adicionando cada vez mais funcionalidades para fotógrafos amadores.

Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, anunciou ontem que a fotografia agora é um dos focos principais da empresa. Hoje, o Google+ tem mais de 300 milhões de usuários ativos mensalmente e 1,5 bilhão de novas fotos são postadas todas as semanas.

Filtros de fotos e vídeos

Gundotra demonstrou 18 novos recursos do Google+ que permitem ajustes automáticos e simples às suas fotos. É a "instagramização" que veio para ficar. Os usuários não querem mais ter que abrir o Photoshop para editar suas fotos. Eles querem fazer isso com poucos cliques.

A função "Auto Enhance" ganhou melhorias. Agora é possível aumentar ou diminuir os níveis do Auto Enhance e controlar essa configuração em cada álbum. Outra ferramenta interessante é a Eraser, que elimina objetos indesejados que possam ter entrado na imagem. Adeus, Photobomb!

Mas o que deve garantir a diversão de todos é o "Auto Awesome Movie", para vídeos. Basicamente, o Google+ vai pegar fotos e vídeos que você tenha feito e vai criar uma montagem automaticamente com trilha sonora e efeitos de transição.

Hangouts

O Google Hangouts quer ser o centralizador de todas as suas conversas. Por isso, ele está sendo atualizado para adicionar suporte a mensagens de texto SMS.

Isso significa que todas as suas conversas de texto no smartphone Android poderão ficar apenas dentro do Hangouts, sem que você precise sair dele para ver um outro SMS. O Google não confirmou nada, mas é bem provável que o Hangouts substitua de vez o app padrão de SMS do Android, parecido com o que o iMessage faz no iOS. E ninguém deve sentir muita falta do app padrão.

O Hangouts também ganhou suporte a GIFs animados e compartilhamento de localização com um clique, dentro do próprio app. Todas essas novidades chegarão para o Android nas próximas semanas, bem possivelmente junto ao lançamento do Android 4.4 KitKat.

Já no desktop, o Hangouts on Air agora permite criar páginas dedicadas para promover eventos do Hangouts, e também adicionou recursos para ajudar no gerenciamento desses eventos.