Google compra empresa que criou os efeitos especiais do filme 'Star Trek'

Por Redação | 27.08.2014 às 17:58
photo_camera Divulgação

O Google adicionou mais uma companhia ao seu vasto catálogo de aquisições. Nesta terça-feira (26), a gigante das buscas anunciou a compra da Zync Render, empresa responsável pela criação dos efeitos especiais de filmes como Star Trek: Além da Escuridão, O Voo, Trapaça, Looper e Transformers.

De acordo com um comunicado oficial, a companhia fará parte da equipe que trabalha nos serviços na nuvem do Google, a Google Cloud Platform. A Zync Render, como o próprio nome em inglês sugere, oferece ferramentas destinadas à renderização, o processamento de imagens em 2D ou 3D. A Zync foi fundada há cinco anos como um serviço de renderização baseado na cloud – na época, a empresa era conhecida originalmente com o nome de Zero VFX.

A ideia é integrar esse conhecimento específico à plataforma de nuvem da empresa de Cupertino para oferecer um pacote combinado a estúdios. "Por exemplo, com a cobrança por minuto, os estúdios não são pegos em uma armadilha ao pagar por capacidade não utilizada quando as necessidades de renderização não se encaixam nos incrementos de uma hora cheia", disse Belwadi Srikanth, diretor de produto do Google, em um post no blog da companhia.

Com a aquisição, a Zync poderá oferecer aos clientes melhores preços e pacotes de renderização adicionais. O Google cobrará pelo serviço numa base por minuto, mas ainda não revelou quando esse programa será disponibilizado em sua plataforma de cloud.

"Criar efeitos especiais fantásticos requer um time de artistas e designers habilidosos, sustentado por uma infraestrutura altamente poderosa para ‘renderizar’ as cenas. Muitos estúdios, no entanto, não possuem os recursos ou o desejo de criar uma planta de renderização interna ou precisam estourar sua capacidade existente", comentou Srikanth.

Os valores das negociações não foram divulgados pelo Google.