Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Glass poderá identificar pessoas na multidão com base em suas roupas

Por| 11 de Março de 2013 às 07h30

Link copiado!

Google Glass poderá identificar pessoas na multidão com base em suas roupas
Google Glass poderá identificar pessoas na multidão com base em suas roupas
Tudo sobre Google

Encontrar alguém no meio de uma multidão pode se tornar bem mais fácil com a ajuda do Google Glass. Isso porque o gigante das buscas está financiando o desenvolvimento de um sistema capaz de identificar alguém apenas por suas roupas.

Segundo informações divulgadas pela revista NewScientist, o sistema de reconhecimento se chama InSight e foi desenvolvido para analisar e criar uma "impressão digital fashion" - que inclui roupas, acessórios, óculos e coisas do tipo.

Esta impressão digital é construída por um aplicativo de smartphone que tira uma série de fotos do usuário e, em seguida, cria um arquivo que captura a distribuição espacial de cores, texturas e padrões (listras verticais ou horizontais, por exemplo) das roupas que ele está vestindo. Esta combinação de análise de textura, cor e padrão torna mais fácil de identificar uma pessoa em ângulos de visão ímpares ou a longas distâncias.

Se esse aplicativo for utilizado em conjunto com o Google Glass, o usuário poderia facilmente ser capaz de localizar amigos em áreas movimentadas, como em um festival de música, por exemplo.

Continua após a publicidade

A impressão digital muda cada vez que o usuário trocar de roupa, para que ele possa ser anônimo novamente sempre que desejar. "A impressão digital visual de uma pessoa é apenas temporária, digamos, por um dia ou uma noite", explica Srihari Nelakuditi, o desenvolvedor do InSight.

Mas por que não utilizar o bom e velho reconhecimento facial? A ideia da "identificação de moda" é ajudar a identificar alguém mesmo que ela não esteja olhando diretamente para você, já que no reconhecimento facial a pessoa precisa estar com o rosto virado para a câmera, que no caso fica nos olhos do usuário.