Google Glass poderá identificar pessoas na multidão com base em suas roupas

Por Redação | 11 de Março de 2013 às 07h30

Encontrar alguém no meio de uma multidão pode se tornar bem mais fácil com a ajuda do Google Glass. Isso porque o gigante das buscas está financiando o desenvolvimento de um sistema capaz de identificar alguém apenas por suas roupas.

Segundo informações divulgadas pela revista NewScientist, o sistema de reconhecimento se chama InSight e foi desenvolvido para analisar e criar uma "impressão digital fashion" - que inclui roupas, acessórios, óculos e coisas do tipo.

Esta impressão digital é construída por um aplicativo de smartphone que tira uma série de fotos do usuário e, em seguida, cria um arquivo que captura a distribuição espacial de cores, texturas e padrões (listras verticais ou horizontais, por exemplo) das roupas que ele está vestindo. Esta combinação de análise de textura, cor e padrão torna mais fácil de identificar uma pessoa em ângulos de visão ímpares ou a longas distâncias.

Se esse aplicativo for utilizado em conjunto com o Google Glass, o usuário poderia facilmente ser capaz de localizar amigos em áreas movimentadas, como em um festival de música, por exemplo.

A impressão digital muda cada vez que o usuário trocar de roupa, para que ele possa ser anônimo novamente sempre que desejar. "A impressão digital visual de uma pessoa é apenas temporária, digamos, por um dia ou uma noite", explica Srihari Nelakuditi, o desenvolvedor do InSight.

Mas por que não utilizar o bom e velho reconhecimento facial? A ideia da "identificação de moda" é ajudar a identificar alguém mesmo que ela não esteja olhando diretamente para você, já que no reconhecimento facial a pessoa precisa estar com o rosto virado para a câmera, que no caso fica nos olhos do usuário.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.